O frio que atingiu São Paulo na madrugada fez com que os abrigos da cidade voltassem a ficar lotados.

Ontem (15), os termômetros marcaram média de 7°C por volta das 3h30, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. A menor temperatura foi no bairro Capela do Socorro, na zona sul: 5°C.

A sensação térmica na cidade oscilava entre 2°C e 4°C, de acordo com o órgão.

Segundo o padre Júlio Lancelotti, líder da pastoral dos moradores de rua, o albergue emergencial da avenida Zaki Narchi, na zona norte de São Paulo, acolheu 650 pessoas durante a madrugada.

 Avener Prado/Folhapress 
Albergue improvisado na avenida Zaki Narchi, na zona norte de SP, onde 650 pessoas foram acolhidas
Albergue improvisado na avenida Zaki Narchi, na zona norte de São Paulo, onde 650 pessoas foram acolhidas

Ainda há outros três imóveis improvisados para o acolhimento em São Paulo. Eles foram criados em julho para abrigar as pessoas que estão em situação de abandono –ontem, 250 pessoas foram abrigadas nesses locais.

Por volta da 0h, um homem foi encontrado morto em frente ao terminal de ônibus Cidade Tiradentes. Segundo a polícia, ele não tinha sinais de violência. A causa da morte é investigada.

No mês passado, oito pessoas morreram na cidade por suposta hipotermia. Esses casos são classificados como suspeitos, pois somente um laudo do IML (Instituto Médico Legal), que leva cerca de 30 dias para sair, pode definir se elas foram provocadas pelas baixas temperaturas.

Hoje, uma massa de ar polar mantém o frio no Estado. Na capital, a temperatura terá um ligeiro aumento durante a tarde, e os termômetros ficam entre 11°C e 19°C.

SUL

No Sul do país, houve mais um dia de geada e temperaturas negativas. Em Urupema, na serra catarinense, a mínima foi de -2,9°C.