Acusado em 2012 de ser o maior desmatador da Amazônia, o Incra assinará na quinta-feira, 8, um acordo com o Ministério Público Federal se comprometendo a baixar em 80%, até 2020, os índices de derrubada de florestas em assentamentos de reforma agrária. Em troca, serão extintas sete ações ajuizadas pelo MPF na Justiça pedindo a condenação do órgão por danos ambientais.

ASSISTÊNCIA
O Incra está se comprometendo, entre outras coisas, a apresentar em 120 dias uma base de dados georreferenciada com a exata localização dos assentamentos na Amazônia Legal. Deve dizer quais já têm licenciamento ambiental. Terá que apresentar relatório trimestral do desmatamento nessas localidades e também providenciar assistência técnica aos assentados.

DOIS EM UM
No ano passado, o Incra foi apontado como responsável por 30% de todo o desmatamento verificado em 2010. Em 2004, esse índice era de 18%. Das sete ações ajuizadas pelo MPF, já tinha sido condenado em três. A procuradoria diz que, além de diminuir a devastação, a ideia é fortalecer a reforma agrária no país.

DÍZIMO
Os organizadores da viagem do papa Francisco ao Brasil ainda procuram empresários para cobrir as despesas da visita.

VANTAGEM CONTADA
José Serra, Paulo Maluf e Marta Suplicy são os ex-prefeitos que já deram entrevista para o livro “Os 460 Anos da Cidade de São Paulo”. Na conversa com Sergio Oliveira e Cristiane Cambria, o tucano confirmou a fama de trabalhar até de madrugada: “Não tenho a menor dificuldade em passar a noite em claro, sendo nesse caso um mérito grande”, afirmou.

VANTAGEM CONTADA 2
Maluf atravessou dois túneis para chegar ao local da conversa com os autores e disse ter comentado com o motorista: “Só andamos nesta cidade ainda porque temos os túneis do Maluf”. A obra do estudante de ciências sociais e da professora de línguas será lançada no aniversário de SP, em janeiro.

REPARTIDA

 Fabio Braga/Folhapress 

Rebecca da Costa é pouco conhecida como atriz no Brasil, mas começa a despontar em Hollywood. A pernambucana de 27 anos lança neste ano o filme “Motel”, em que contracena com Robert De Niro e John Cusack.

*

Ela está ainda em outras duas produções. “No mundo perfeito eu moraria seis meses em Los Angeles e seis entre o Rio e o Recife.” Rebecca vive nos EUA há quatro anos. Para perder o sotaque, a atriz faz aulas de inglês com a mesma professora de Penélope Cruz.

MALA PRONTA
Diminuiu o gasto médio do turista em SP. Pesquisa com hóspedes de hotéis no primeiro semestre mostra que o visitante deixou na cidade R$ 1.156 durante a estada, ante R$ 1.354 no mesmo período do ano passado. Por outro lado, aumentou o período de permanência, de 2,7 para 3,4 pernoites.

*

O levantamento, com 2.000 entrevistados, foi feito pela SPTuris.

EM TELA
A campanha em defesa da regionalização da grade de TV que será lançada hoje na Câmara dos Deputados é resposta ao projeto de lei aprovado pelo Senado. Mudanças no texto são alvo de queixas. A frente, com parlamentares e entidades, vai propor incentivo a produtoras locais de conteúdo, definição de faixa de horário para essa programação e criação de fundo para financiar TVs e rádios comunitárias.

BALANÇA
O Tonelada, banda do movimento independente de São Paulo dos anos 1980, vai se reunir para apresentação única, hoje, no The Orleans Music Bar, na Vila Madalena. Estarão no palco Nando e Lico Moro, Fabio Lopes, Bêlla Parente, Frajola, Kiki, Fernando Yazbek, Carla Nejm, Paulo Neme, Rainer Pappon, Hugo Hori e Tuco Marcondes. Não haverá cobrança de couvert artístico. O nome do show é sugestivo: “20 Anos e Muitos Quilos Depois”.

DISNEYLÂNDIA PAULISTANA
Os apresentadores Roberto Justus e Ticiane Pinheiro comemoraram o aniversário de quatro anos da filha, Rafaella, anteontem, com uma festa inspirada no clássico da Disney “A Bela e a Fera”. O ex-piloto Emerson Fittipaldi foi com a mulher, Rossana, e os filhos, Emerson e Vittoria. A modelo Isabella Fiorentino levou os trigêmeos Lorenzo, Bernardo e Nicholas ao bufê La Luna, no Butantã.

CURTO-CIRCUITO

A Abralatas (Associação dos Fabricantes de Latas de Alumínio para Bebidas) promove nesta terça-feira (6) palestra da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no MAM, em São Paulo.

A “Vogue” chinesa tem agora no site uma seção sobre moda do Brasil, mantida pela Associação Brasileira de Estilistas.

Yudith Rosenbaum dá curso sobre Clarice Lispector desta terça-feira (6) até dia 27, na Casa do Saber do Itaim.

Pedro Lourenço abre nesta terça-feira (6) bazar para venda de todas as suas coleções desfiladas no exterior. Na rua dos Cariris, 57, Pinheiros.

A cantora Paola Pelosini apresenta nesta terça-feira (6), às 21h, no Sesc Pompeia, repertório do novo CD. 12 anos.

A Arezzo lança coleção nesta terça-feira (6), a partir das 19h, na rua Oscar Freire.