Desde o final do mês de julho, a Polícia Militar através da 1ª Cia. implantou a Ronda Ostensiva Com o Apoio de Motos (Rocam), no município de Dracena. Com isso, a população passou a contar com dois policiais militares que fazem o policiamento ostensivo com motocicletas em toda a área do município, em horários variados, priorizando a área central e as principais avenidas da cidade.
O capitão Ivan Garcia de Oliveira explicou que o objetivo dos policiais da Rocam é a fiscalização e a orientação de trânsito. “O policiamento com moto é mais ágil, facilita muito a fiscalização no trânsito por ser mais fácil a mobilidade dos policiais, também é mais fácil parar e estacionar as motos na área central”, afirmou o capitão.
A Rocam com o emprego de duas motos em princípio diariamente também é a intensificação do policiamento comunitário, acessibilidade à comunidade, além da preservação da ordem pública e prevenção dos mais variados tipos de delitos, principalmente os de trânsito.
No primeiro dia de ronda, os policiais conseguiram resultado positivo contra a criminalidade prendendo um rapaz, por tráfico de drogas, no bairro Tonico André e, quanto ao trânsito, o capitão entende que ainda é muito cedo para tecer alguma opinião a respeito, pois pretende comparar o mês de agosto em relação a julho, para ter uma análise se a produtividade foi eficiente ou não.
Na missão da Polícia Militar de proteger as pessoas, combater o crime, fazer cumprir as leis e preservar a ordem pública está inserida também a necessidade de garantir a obediência às normas relativas à segurança nas vias, assegurando a livre circulação e evitando acidentes, dando proteção prioritária à vida e à incolumidade das pessoas.
Neste contexto da Rocam, os policiais militares realizarão o policiamento de trânsito e terão como prioridade a orientação aos usuários das vias quanto à sua correta utilização.