Quem passou pela praça Dom José Gaspar, na região central de São Paulo, na tarde de ontem pôde assistir a vídeos, baixar aplicativos e desenvolver outras atividades em dispositivos como telefones celulares, smartphones e tablets. A melhor parte da história é que é tudo de graça.
Isso ocorreu após a Prefeitura de São Paulo inaugurar a primeira rede do Projeto Praças Digitais, com sinal wi-fi gratuito para a população, por volta das 14h de ontem.
Segundo a Secretaria de Serviços do município, o sistema ficará em fase de testes durante 30 dias, quando uma empresa –a ser escolhida por meio de licitação– assumirá o comando da operação.
A fase de testes servirá para corrigir possíveis falhas e analisar se é necessário ampliar a capacidade do sistema, de acordo com a demanda observada.
Atualmente, o sistema wi-fi instalado na praça consegue oferecer uma conexão de 512 kbps para download e upload por usuário.
Qualquer pessoa que tiver um dispositivo móvel com acesso à internet pode usar livremente o sistema sem a necessidade de senhas.
A estimativa é que o sistema instalado para testes na praça Dom José Gaspar consiga atender cerca de 200 usuários simultaneamente.
A previsão da prefeitura é que outras 120 praças de 96 distritos recebam o sinal wi-fi até o fim de outubro.
O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP (endereço do dispositivo) de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo. Ou seja, o tráfego por sites será livre, sem censura prévia da prefeitura.
Os usuários poderão enviar dúvidas e sugestões pelo Twitter (@wifi_livre) e pelo Facebook (Wifi_Livre).