O relógio do Rio de Janeiro que faz a contagem regressiva para o início da Copa do Mundo de 2014 parou. O equipamento, instalado na praia de Copacabana há menos de dois meses, foi manipulado sem autorização no último final de semana e deixou de funcionar.

Inaugurado com festa no dia 12 de junho deste ano – exatamente um ano antes da abertura do Mundial de 2014 –, o equipamento teve seu painel elétrico aberto com uma chave tipo philips. Cabos que ficam protegidos por uma caixa metálica foram mexidos. Por isso, o mostrador do relógio aponta que hoje faltam 365 dias até a Copa. Na verdade, faltam 314.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) tomou conhecimento do problema na quarta-feira. A entidade informou em que o aparelho “sofreu um problema técnico”. Por isso, parou.

Essa tese, entretanto, foi desmentida pela empresa Lock, responsável pela instalação e manutenção do relógio. Em entrevista ao UOL Esporte, Fabio Amodio, engenheiro da companhia, informou que “alguém mexeu nos cabos e por isso o relatório parou”.

“Não sei dizer quem foi. Copacabana estava lotada por causa da Jornada Mundial da Juventude”, complementou Amodio. “O que posso dizer é que alguém abriu o relógio e mexeu nos cabos. Abriu como uma chave philips.”

O engenheiro da Lock não quis falar em sabotagem contra o equipamento da Fifa. No entanto, lembrou que, em São Paulo, um relógio semelhante foi pichado durante uma manifestação. Disse também que a Lock já solicitou que a Fifa providencie segurança para o aparelho.

“Falei com a Fifa hoje [quinta-feira]. Eles disseram que vão providenciar. Não posso ficar mandando uma equipe de São Paulo para o Rio de Janeiro toda semana”, disse Amodio, lembrando que a Lock é baseada na capital paulista.

O engenheiro informou que, nesta sexta, técnico da Lock chegam ao Rio para reparar o equipamento. Até sábado, ele voltará a funcionar.