A Polícia Civil em Panorama concluiu na última segunda-feira (23), a Operação São Cristóvão, de combate a fraude em renovação de carteiras de habilitação. Três pessoas foram presas em flagrante delito.
As investigações haviam se iniciado no dia 18 de setembro; nelas, apurou-se que alguns candidatos a renovação de CNH e candidatos obrigados a fazerem o curso de reciclagem estavam sendo beneficiados durante a realização da prova.
Conforme foi verificado, os candidatos que não conseguiriam ser aprovados nas provas pagavam ao dono da auto-escola uma quantia que variava de R$50,00 a R$ 300,00, dependendo do poder aquisitivo do interessado.
No dia designado para a avaliação do candidato, um dos dois instrutores da auto-escola que fazia parte da fraude acompanhava o aluno e adentrava na sala de avaliações, que é reservada exclusivamente ao candidato. Estes instrutores se posicionavam de modo que sua silhueta não fosse captada pela câmera que monitora a lisura do certame. Em seguida, os instrutores liam as questões e repassavam as respostas ao candidato, que se limitava a digitá-las no computador. A polícia estima que ao menos 10 pessoas foram beneficiadas pelo esquema. Dois já foram identificados e serão notificados para prestarem esclarecimentos.
Os envolvidos foram indiciados pela prática dos delitos de formação de quadrilha, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações. As penas podem atingir 20 anos de reclusão.
Os indiciados serão encaminhados ao CDP de Caiuá e uma mulher será recambiada para Tupi Paulista. A Polícia Civil já encaminhou mensagem eletrônica ao Detran, solicitando o bloqueio cautelar da auto-escola onde ocorreram as fraudes.
Com estas prisões, a Polícia Civil de Panorama espera que haja uma diminuição nos índices de acidentes de trânsito, principalmente aqueles com vítimas fatais. (As informações são do delegado de polícia Eliandro dos Santos).
O delegado de polícia que acompanhou a operação São Cristóvão, Eliandro dos Santos