Acalorada e com muita adesão. Assim a Casa da Amizade de Lucélia, sob a presidência de Iraci Santana Caldeira (gestão 2013-2014), avaliou a caminhada de conscientização do “Outubro Rosa” realizada no centro da cidade, dia 18. 

A ação teve início na Praça da Matriz Sagrada Família, com exercícios de alongamento orientados por profissionais da Educação Física e liderado pela presidente do Rotaract Club de Lucélia, Luana Soares do Nascimento, responsável também pela animação durante o trajeto. A caminhada contou com carro de som, que divulgou mensagem de conscientização.

Na Casa da Cultura “Dona Filhinha”, local de chegada, foram disponibilizados exames preventivos do câncer de colo uterino e de mama por meio da Unidade Móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), ligada à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente; aferição de pressão arterial, realizada pelo setor de saúde do município com apoio do curso de Enfermagem das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI); e avaliação nutricional, ofertada pelo curso de Nutrição da FAI. Conforme necessário eram feitos encaminhamentos de pacientes para o Centro de Saúde local.

“Foi uma caminhada calorosa. As pessoas aderiram à causa tão nobre e se juntaram no objetivo de que a prevenção e a informação sejam armas contra qualquer doença. O número de atendimentos foi muito expressivo. Agradecemos a todos os colaboradores que se engajaram nessa luta e aos meios de comunicação da cidade e da região que divulgaram a ação durante todo o mês”, avaliou Iraci.

As ações que marcam a conscientização para a prevenção do câncer de mama foram organizadas pela Casa da Amizade do Rotary Club de Lucélia, e Rotaract Club, com apoio da Rede de Combate ao Câncer de Lucélia, Fundo Social de Solidariedade, Casa da Cultura, secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, e da Educação, Polícia Militar, Fundo Viver Assistencial, Sabesp, FAI, empresas, comércio e todos que abraçaram a causa.

Durante todo o mês, as senhoras da Casa da Amizade vestiram camisetas e laços na cor rosa que simbolizam o movimento internacional sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e realizaram, em parceria com o setor de Saúde do município, palestras nos PSFs, distribuíram cartazes, panfletos, adesivos e faixas.

Participaram da caminhada, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lucélia (APAE), a EMEF Prof. Argemiro de Almeida Gonzaga, e Colégio Dimensão. Alunos de outras escolas, como a EMEF Prof. Carlos Bueno, desenvolveram trabalhos internos sobre a campanha “Outubro Rosa”.