Na reunião mensal do Conseg realizada na terça-feira (29) à noite, na sede da Secretaria Municipal de Educação, os estudos que vêm sendo feitos por engenheiros especializados no trânsito de Dracena foram abordados. O assunto foi apresentado aos participantes do encontro pelo diretor de Assuntos Viários, Ângelo de Jesus Gasparelli.
Ele explicou que dois engenheiros de uma companhia de engenharia de trânsito de Lins e Cascavel (PR) deram início aos estudos e um terceiro engenheiro virá nos próximos dias para a conclusão dos serviços.
Gasparelli ressaltou que os especialistas no assunto monitoram a mão de direção, fazem um estudo geral das entradas da cidade a área central, com o objetivo de ver o que precisa ser modificado visando melhorar a sinalização e outros detalhes.
Ele disse que os estudos vão tornar o trânsito de Dracena menos violento e mais seguro.
Ângelo Gasparelli afirmou que dados do Corpo de Bombeiros indicam que o trânsito de Dracena é proporcionalmente mais violento do que o de Presidente Prudente, Adamantina e Osvaldo Cruz.
Segundo ele, essa violência ocorre por causa dos condutores negligentes e imprudentes no trânsito local que tem ruas e avenidas largas e bem sinalizadas. “Pouco mais de 90% dos acidentes ocorrem pela desobediência as placas de sinalização, desrespeito a legislação, ultrapassagens de motoqueiros pela direita que também não respeitam a distância para o veículo que segue na frente”, comentou Gaspareli.
De acordo com o diretor de assuntos viários, além dos estudos que vão melhor o trânsito, Dracena precisa realizar uma campanha educativa maciça para que os condutores sejam mais conscientes.
Na reunião do Conseg, cujo presidente é o vereador Milton Polon estiveram presentes representantes de vários segmentos da sociedade, presidentes de associações de bairros, do Ministério Público, das Polícias Militar e Civil, do Legislativo, Conselho Tutelar, clubes de serviços entre outros.
Além do trânsito que teve destaque maior, o consumo de drogas por parte de jovens também foi discutido.
A próxima reunião do Conseg será na última terça-feira do mês de novembro.