Você acha que o governo do Estado de SP deve tomar atitudes mais rígidas com relação ao crime organiza­do? Responda no Portal Re­gional – www.portalregio­nal.net.br

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem (14) uma série de medidas para in­tensificar o combate ao crime organizado no Es­tado. Entre elas, a criação de uma força-tarefa, que atuará de forma integrada para obter informações de inteligência que auxiliem investigações.

O grupo será forma­do por representantes das secretarias da Segurança Pública (SSP), da Adminis­tração Penitenciária (SAP) e das polícias Civil e Mi­litar. A atuação da força-tarefa será feita por meio do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (Ciisp), setor que reúne membros das áreas de inteligência das polí­cias. “Esse trabalho está ocorrendo durante 24 ho­ras, no sentido de obter in­formações para aprimorar o trabalho policial”, disse o governador.

Segundo Alckmin, serão apuradas denúncias sobre o envolvimento de policiais com o crime organizado. “Se comprovada a participação de qualquer servidor públi­co, ele será severamente pu­nido”, disse Alckmin.

Durante o anúncio, o go­vernador também informou a instalação de dispositivos capazes de bloquear cha­madas telefônicas efetua­das por meio de aparelhos celulares em 23 unidades prisionais. Já foram reali­zados, inclusive, testes nos bairros de Belém e Pinhei­ros, na capital, além do município de Guarulhos. “Esperamos concluir o pro­cesso licitatório, que é obri­gatório por lei, agora em novembro e em dezembro já começarmos a ação dos blo­queadores de celulares, ini­ciando pelas penitenciárias de maior segurança”, expli­cou o governador do Estado de São Paulo.

O secretário da Segu­rança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que a ação do Ciisp permite um enfrentamento efetivo do crime organizado. “O PCC é uma realidade, tem que ser enfrentado e é o que esta­mos fazendo. Trabalhando fortemente na área de in­teligência, colhendo infor­mações em uma atuação integrada para garantir a normalidade.”

Grella também afirmou que as corregedorias cria­rão uma equipe especial para investigar denúncias do Ministério Publico Esta­dual de policiais envolvidos com o crime organizado. “Nós estamos recebendo amanhã, oficialmente, o compartilhamento de todo o conteúdo das investiga­ções dos promotores. A par­tir daí, então, nós vamos to­mar providências concretas sobre essas situações.”

As ações foram divulga­das após reunião na manhã de ontem com o governa­dor e com os secretários de Segurança Pública e da Administração Penitenciá­ria, Lourival Gomes, além dos comandantes da Polí­cia Civil e Militar do Estado de São Paulo. (Com infor­mações da Assessoria de Imprensa)

ÚLTIMA ENQUE­TE – Na semana passada, o Portal perguntou aos in­ternautas: Qual show você pretender ir nesta Aceruva 2013? Das 194 respostas recebidas, a maioria (50%) votou no show de Chitão­zinho e Xororó; 22,16%, Patati e Patatá; 18,04%, Skank; 8,25% Nani Azevedo (gospel) e, 1,55% dos inter­nautas votaram em Marcos e Victor.