Por volta de 7.800 candidatos vão fazer a prova do Enem. Numa evidência de como as coisas caminham no país dos escândalos da Copa e das Olimpíadas, o ministério da Educação une-se ao Exército e à Polícia Militar, a fim de que não se repitam os mesmos fatos vergonhosos de edições anteriores. O MEC ainda vai utilizar mais 648 mil pessoas para coordenação, equipes de apoio, chefes de sala e fiscalização. 
Piscina, só coberta
Vingando as previsões dos institutos meteorológicos, o sábado terá chuva, nos três períodos. A estimativa é de 12 milímetros, embora o sol possa dar o ar de sua graça. O Climatempo prevê que chova por volta de cinco milímetros, no período da manhã, neste domingo. Temperatura máxima de 31º e mínima de 21º.
Ladrões controlados
Ontem, a secretaria estadual da Segurança fez um balanço da criminalidade na região de Presidente Prudente da qual a microrregião de Dracena faz parte. Maquiados ou não, os dados mostram redução de 3,3% nos furtos do ano, com 205 casos a menos. Foram 6.002 de janeiro a setembro, contra 6.207 no mesmo período de 2012. O número é o menor para o período desde o início da série histórica, em 2001.
Nada é perfeito
Por outro lado, os flagrantes de tráfico foram recordes, nos primeiros nove meses do ano. O aumento é de 14,95% na comparação de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, com 846 ocorrências lavradas na região. A melhora foi de 110 casos, já que no mesmo período de 2010 houve 736 flagrantes.
Vale o alerta
Estudos indicam que o risco de um motociclista morrer no trânsito é, aproximadamente, 14 vezes maior que o de um ocupante de um automóvel. E, se a tendência continuar a crescer, até o final de 2015, a morte de motociclistas no trânsito vai superar os índices de os outros veículos juntos. A observação é do coronel PM Augusto Francisco Cação, especialista em gestão e direito em trânsito.
Saia justa
A Justiça Federal acolheu pedido do Ministério Público Federal e decretou a indisponibilidade dos bens do deputado federal Abelardo Camarinha (PSB). Ele e mais dois auxiliares são acusados de irregularidades na execução e na posterior suspensão das obras de uma barragem no ribeirão dos Índios, bem como na aplicação do dinheiro público. Os fatos teriam ocorrido em 2009, quando Abelardo era prefeito de Marília.
Prá lá e prá cá
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou lei que garante 2 assentos aos idosos, nas linhas de ônibus intermunicipais. A regulamentação da legislação precisa ser feita até 24 de janeiro. Todas as empresas que operam entre cidades do estado serão obrigadas a fazer a reserva, desde que o pedido seja efetuado com até 24 horas de antecedência do horário de embarque, dos dois assentos. Resta saber se as empresas vão pedir ao governo estadual algum tipo de compensação financeira ou repassar aos demais passageiros o custo daquelas passagens gratuitas.
A fase é terrível
Diversos corintianos mataram o expediente, arcaram com as despesas de passagens e de ingresso, mas não conseguiram ver o jogo de seu time, contra o Grêmio. O mau tempo impediu que o avião pousasse em Porto Alegre. Livraram-se de ver a “cavadinha” desastrada de Alexandre Pato e a recorrente eliminação da Copa do Brasil.

andreo@portalregional.net.br