Os dois funcionários da prefeitura de Adamantina, suspeitos de desviar combustível do almoxarifado municipal, foram apontados como responsáveis pelo crime nesta quarta-feira, 13. Investigadores da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Adamantina concluíram o inquérito policial.
R.S.B., 23 anos, e E.A.H., 43 anos, foram responsáveis pelo desvio de combustível do almoxarifado municipal. O processo foi instaurado pela própria prefeitura, que implantou planilha de acompanhamento e controle dos gastos de combustível e identificou incompatibilidades no consumo mensal.
De acordo com a investigação, o delito ocorreu de 14 de agosto a 19 de setembro e foi praticado em cinco dias distintos, causando prejuízo de aproximadamente 500 litros de gasolina. As investigações foram baseadas em imagens do circuito interno de seguranças, escala de plantão dos funcionários e planilha de controle diário das bombas de combustíveis.
O combustível desviado é utilizado para abastecer veículos oficias da prefeitura, como ambulâncias, ônibus e carros de serviços diários.
Os servidores ficaram afastados do cargo por 30 dias no período da investigação e expirado o prazo previsto em lei os servidores foram alocados em outros setores.
Após a conclusão do inquérito, um dos envolvidos confessou a autoria do crime e descreveu que a gasolina era dividida entre eles em partes iguais. Já o outro envolvido desmentiu o furto e alegou que retirava os galões acreditando ser óleo diesel para sinalizar obras municipais.
De acordo com a assessoria de imprensa, a Prefeitura não foi comunicada oficialmente sobre a conclusão do processo investigatório da Polícia Civil. “Após a comunicação e, confirmada a autoria, haverá sequência da sindicância com instauração de Processo Administrativo Disciplinar e adoção das penalidades previstas em lei, que vão de advertência a demissão por justa causa, conforme a gravidade da infração.”, informou.
Segundo a DIG, os acusados serão indiciados pela prática de delito de peculato, com pena prevista de 2 a 12 anos de reclusão, além da multa.