Na última sessão do legislativo, o vereador Juninho do Esporte (PV) abordou um assunto que interessa bastante a considerável parcela da população: ele quer saber se a feira de ambulantes que, anualmente, se instala na praça Arthur Pagnozzi, volta funcionar em 2014. A promoção não é bem-vista pelas pessoas que procuram lazer naquele espaço nem pelos comerciantes.
Razões suficientes
Os usuários do logradouro argumentam que as barracas ocupam um grande e privilegiado espaço que é usurpado das famílias que já lutam contra a falta de áreas verdes na cidade. Os comerciantes, por seu turno, alegam concorrência injusta, ressaltando que ambulantes de outras cidades levam dinheiro daqui. Nós que pagamentos generosos impostos anuais, vemos gente de fora faturar, recolhendo pequenas taxas, desabafa um proprietário comercial.
Vila esquecida
Durante a reunião da câmara, os vereadores pessebistas Ailton Lorensetti e Rodrigo Parra apresentaram duas indicações em que demonstram preocupação com as atuais condições de vias públicas do populoso bairro Metrópole. Numa delas, solicitam a erradicação de arbustos do canteiro central da avenida Vitória, propiciando maior visibilidade a motoristas e a pedestres. Em outra, pedem melhor iluminação para a Alcides Chacon Couto. Os edis temem que a ‘luz de boate’ favoreça a ação de ladrões contra os moradores da região.
É bom prevenir
Como o verão se aproxima e o período se caracteriza por chuvas fortes, acompanhadas de intensos ventos, o laboratório de riscos ambientais do Instituto de Pesquisas Meteorológicas já mapeou áreas de municípios que correm alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações. Assim, as administrações ameaçadas terão condição de se preparar para minimizar os danos que podem advir.
Parecia inverno
Enquanto as autoridades se preocupam com as temidas chuvas de verão, moradores de certas regiões do estado tiraram o agasalho do armário, nos dois últimos dias. Ontem, por exemplo, o setor central paulista conviveu com chuva fraca, de manhã e à tarde. Houve cidades em que se registraram mínimas de 12 a 15 graus.
Bela cruzada
O Ministério da Saúde continua em sua missão de reduzir o sódio, nos alimentos industrializados. Na quarta etapa do trabalho junto às indústrias existe a preocupação de colocar em nível aceitável o sal dos laticínios (requeijão e queijo), sopas e embutidos (empanados, hambúrgueres, lingüiças, salsichas, mortadela e presunto). A meta é obter a redução de 68% dos teores do sal.
Em festa
Piacatu, município situado nas proximidades de Rinópolis e que traz muitas lembranças ao professor Antonio Botasso, vive uma semana muito especial. É que um de seus quase 5 mil habitantes ganhou na loteria de segunda-feira (4) e faturou R$ 706.660,34. Seriam necessários mais de mil meses de trabalho para alguém que recebe o salário mínimo (e não gasta nada) acumular a quantia. A aposta foi feita na Santo Expedito, única lotérica da cidade.
Perguntar não ofende
Um leitor pergunta para dona Dilma e para o ministro da Justiça: Quando os outros espionam o Brasil, devem ser punidos com rigor. Quando o expediente é adotado aqui, trata-se de fato normal?

andreo@portalregional.net.br