O detento Paulo César Souza Nascimento Júnior, conhecido como Paulinho Neblina, foi levado esta semana para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de Presidente Bernardes. Ele estava preso na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e teve a transferência determinada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) na quinta-feira, acatando um recurso apresentado pelo MPE (Ministério Público Estadual). Paulinho Neblina pertence a uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios.

O trajeto entre um presídio e outro foi acompanhado por forte esquema policial, formado por três veículos da Força Tática, dois das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e o helicóptero Águia. O preso chegou ao RDD na terça-feira, 29, por volta das 17h20.

O pedido de transferência dele e de mais 34 denunciados havia sido indeferido pela Justiça, em primeira instância. Depois de o Ministério Público do Estado (MPE) recorrer da decisão, a Justiça deferiu o pedido em relação a Paulinho Neblina, mas negou a solicitação de mudança de outro detento. Agora, o TJ deve apreciar os recursos referentes aos outros 33 presos. Ao todo, o MPE denunciou 175 nomes à Justiça por envolvimento com a facção criminosa, após dois anos e meio de investigações.