No verão é comum a ocorrência de viroses gastrointestinais, originadas por vírus em constante mutação e muito frequentes nessa época do ano. Geralmente as viroses estão acompanhadas de diarreia, dores abdominais, febre, náusea e vômito, praticamente o principal sintoma. Quando não tratadas devidamente podem acarretar desidratação grave, principalmente em crianças e idosos que têm o sistema imunológico mais fraco.
Segundo o presidente da Associação dos Proprietários de Farmácias e Drogarias de Dracena (APFDD), Danilo Lapenta, a principal forma de transmissão ocorre através do ar e de utensílios de compartilhamento. “A virose pode também ser contraída através de contatos com as mãos e objetos pessoais dos doentes. A aglomeração de pessoas e ambientes fechados são ótimas oportunidades para o vírus atacar”, afirma Lapenta.
Para sanar o problema, o farmacêutico orienta o paciente a procurar uma farmácia e verificar quais medicamentos são mais indicados para o tipo de virose. Entre os medicamentos que têm tido mais saída nos últimos dias, destacam-se os repositores da flora intestinal, soro para hidratação e antiemético. “Nas primeiras 24 horas, o paciente fica totalmente debilitado sem ânimo para qualquer atividade. Por isso, a recomendação é tomar bastante líquido (sucos naturais e água), evitar comidas gordurosas e ingestão de fibras cruas, além de muito repouso”, explica Lapenta afirmando ainda que nas últimas três semanas houve um aumento de 20% a 30% de pacientes que procuram a ajuda de um farmacêutico devido algum tipo de virose, principalmente as que cometem o sistema digestivo.
A farmacêutica da Farmais, Janaina Pinoti, também afirma que nos últimos dias aumentou a procura por tratamento de virose, com uma média de 15 a 20 pacientes por semana, mas garante que esse aumento é normal em épocas quentes.
Janaina conta que os sintomas podem durar de três a sete dias, mas caso os sintomas como diarreia e vômito aumentem mais que cinco dias a orientação é procurar ajuda médica.
A farmacêutica orienta ainda a sempre a manter a mãos limpas, principalmente antes das refeições e ao longo do dia.