Uma recente reunião realizada na Secretaria Estadual da Saúde articulou prefeitos e secretários de Saúde de 13 municípios da Nova Alta Paulista em encontro com o secretário-adjunto, Wilson Pollara.
O deputado Mauro Bragato, que mobilizou a reunião, começou dizendo que é preciso haver uma articulação regional de saúde. “Precisamos aproveitar a estrutura existente e potencializarmos o que temos para atender melhor a população”, frisou. Lembrou que a região tem mais de 30 municípios, atendidos por dois DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) com cerca de 15 Santas Casas. “E há um grande gasto com transporte de pacientes e viagens que poderiam ser diminuídos com uma ação estratégica”, afirmou.
O presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), Ivo Santos, prefeito de Adamantina, enviou ofício solicitando a criação de um Hospital Regional em Adamantina. O documento sustenta a importância da região e a estrutura da cidade para esse fim. Já o prefeito de Lucélia, Osvaldo Saldanha, colocou à disposição a Santa Casa de Lucélia, como um hospital que pode ser melhor utilizado regionalmente.
O secretário-adjunto, por sua vez, assegurou que a determinação do atual comando da Secretaria Estadual da Saúde, com o secretário David Uip à frente, é hierarquizar os atendimentos e fazer a rede funcionar sem ter que exigir grandes deslocamentos de pacientes. Afirmou que para o próximo ano haverá um aumento considerável no repasse de verbas do programa Pró-Santas Casas e que as demandas da região da Alta Paulista serão consideradas.
Além do interesse regional, alguns prefeitos apresentaram demandas específicas. Foi o caso da prefeita de Bastos, Virgínia Fernandes, que solicitou a construção de um Centro de Fisioterapia. Fernando Itapuã, prefeito de Quintana, reivindicou verba para aquisição de material permanente e custeio de unidades de saúde. E o prefeito de Salmourão, José Luiz Rocha Peres, pediu informações sobre o Qualis UBS.
PARTICIPANTES DA REUNIÃO – Adamantina: Jorge Shihara, secretário de Saúde; Arco-Íris: Cristiane Passadori, secretária de Saúde; Bastos: prefeita Virgínia Fernandes; Herculândia: Renata Guilherme, secretária de Saúde; Irapuru: prefeito Silvio Ushijima; Lucélia: prefeito Osvaldo Saldanha e Aparecido Pelloso, secretário de Saúde do município e interventor na Santa Casa; Nova Guataporanga: prefeito Luiz Carlos Molina; Osvaldo Cruz: prefeito Edmar Mazucato; Pacaembu: prefeito Maciel Corpa e José Luiz Sica, diretor do departamento de Água; Quintana: prefeito Fernando Itapuã; Sagres: prefeito Brandio Pereira Filho “Brandinho”; Salmourão: prefeito José Luis Rocha Peres; São João do Pau D’Alho: prefeito Manoel Pereira; o coordenador regional de Saúde da Secretaria Affonso Viviani Junior, e o assessor Luiz Mello.