Pelo 3º ano consecutivo, um grupo de artesãos adamantinenses composto por nove pessoas, promove no município, mais uma edição da Feira de Móveis Rústicos e Artesanato, que neste ano está ocorrendo na via de acesso – avenida marechal Castelo Branco, próximo ao Cristo Redentor.
Todas as peças comercializadas no espaço são feitas por artesãos, que agregam estilo e requinte, a trabalhos manuais feitos a partir de diversas matérias-primas como ferro, madeiramento, cabaças, fibras de bananeira, garrafas de vidro, entre outras. Todas as peças são exclusivas.
A feira atende todo tipo de público, desde àqueles que buscam uma lembrancinha para presentear alguém, até aqueles que procuram por peças de decoração ou móveis rústicos, feitos com madeira de demolição, como mesas de jantar, penteadeiras, camas, cadeiras, guarda mantimentos, aparadores, etc. Estes últimos trabalhos são feitos pelo artesão, senhor Jurandir.
“Temos peças que vão desde a R$ 1, como as lembrancinhas, até o valor de R$ 2.900. Tudo é feito com muito capricho, carinho e amor, que é o trabalho manual”, disse a organizadora da Feira, Lucia Prado, da Virtude Móveis.
Entre os artesãos, está Rose, que faz galinhas e mulheres negras com cabaças, além de revestir garrafas com fibras de bananeira.
Já o artesão Evandro, que também utiliza da mesma matéria-prima, cria com as fibras de bananeira, porta-retratos, porta guardanapos e outros objetos. As artesãs Izabel e Vera também utilizam da fibra para revestir garrafas, além de fazer flores em E.V.A.
Além deles, o artesão Francisco, que também está com trabalhos expostos na Feira constroi a partir do ferro, bicicletas, formigas e vários outros itens para enfeites e decorações. A artesã Geni, faz bordados e também traz peças antigas de louças. Já o artesão Nei, faz o jateamento em vidros e também faz luminárias de garrafas. A dona Creuza, faz pintura de guardanapos e bordados.
De acordo com a organizadora, para as próximas edições, a ideia é expandir ainda mais a Feira do Artesanato e trazer artistas da região.
“Venham conhecer, vale a pena! Prestigiem! A questão não é a venda simplesmente. E sim você contribuir para o desenvolvimento da cidade. A presença das pessoas é a motivação de cada artesão em estarem aqui, eles se realizam muito. Às vezes, o elogio vale tanto quanto uma venda.”, convida Lucia.
A Feira do Artesão atende todos os dias, das 9h às 22h, sem intervalo, até o próximo dia 31. Aos sábados e domingos, das 9h às 18h.