Esta semana, foram entregues os presentes destinados às crianças que enviaram cartas ao bom velhinho, através do projeto Papai Noel dos Correios. As cartinhas manuscritas por crianças com até 10 anos de idade puderam ser depositadas em qualquer agência dos Correios até 6 de dezembro. Nelas, os pequenos deixaram seus pedidos preferencialmente de brinquedos, que foram adotados por padrinhos da cidade.
Segundo a assessoria de comunicação dos Correios localizada no município de Bauru, em Dracena, 47 cartas foram entregues dentro dos critérios da campanha. Assim como no ano passado, 100% delas foram adotadas. Entretanto, o número, comparado a 2012 foi bastante reduzido; no ano passado, 150 cartas foram adotadas, mais da metade do que a campanha alcançou este ano.
Ainda de acordo com a assessoria, as bonecas lideraram o ranking de pedidos, seguidas das bolas, carrinhos em geral e carros de controle remoto.
Para que a campanha tivesse êxito, houve uma triagem das cartas enviadas e, após serem cadastradas em um sistema próprio, elas ficaram disponíveis para adoção na Agência Central do Município. Os padrinhos, por sua vez, tiveram até o dia 13 deste mês para adotar os pedidos, mantendo o espírito natalino especialmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Bastava ir à agência, escolher “a carta que mais lhe tocasse” e providenciar o presente, que pôde ser deixado na própria agência onde a carta foi adotada.
A entrega dos brinquedos às crianças foi feita exclusivamente pelos Correios, para preservar a imagem e a identidade dos menores e suas famílias, conforme estabelecido pelo Ministério Público da União.
A CAMPANHA – O projeto Papai Noel dos Correios nasceu há mais de 20 anos, de forma espontânea, entre os próprios empregados da empresa. Todo final de ano, havia crianças que mandavam cartinhas ao Papai Noel pelos Correios, com sonhos infantis, que sensibilizavam muito os empregados.
Muitos dos funcionários se organizavam e adotavam as cartinhas voluntariamente, por meio de ação solidária entre os próprios colegas. Mas, com o passar do tempo, a ação cresceu, se disseminou e tomou proporções que levaram os Correios a abraçarem a ação oficialmente, de forma institucional.
O projeto tornou-se corporativo em 1997 e hoje é considerado uma das maiores ações de responsabilidade social do País, estando, em 2013,em sua 24ª edição.
Nos últimos três anos, foram recebidos em todo o Brasil, 3,4 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel. Desse total, 2 milhões atendiam aos critérios da campanha e quase 75% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas. (Com informações da Assessoria de Comunicação dos Correios – DR/SPI)