Para celebrar o nascimento de Jesus, a Missa do Galo foi instituída no século V, rezada à meia-noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias.
A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Nessa época, a comunidade se reúne para participar das celebrações nas paróquias da cidade.
Em Dracena, hoje, 24, será realizada a missa de véspera de Natal às 18h, na capela Nossa Senhora de Fátima, em Jaciporã. Às 20h na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (Igreja Matriz); no Santuário Nossa Senhora de Fátima e no salão de eventos da Pousada Bom Samaritano. Na Paróquia São Francisco de Assis, a missa será realizada às 20h30.
Amanhã, 25, haverá missa de Natal no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Francisco de Assis, às 19h30. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida informa que hoje e amanhã não haverá missas às 7h.
PAPA – O papa Francisco iniciará hoje, os ritos do primeiro Natal de seu pontificado ao realizar às 18h30, horário de Brasília, na Basílica de São Pedro a tradicional Missa do Galo. Assim como fez Bento XVI, a cerimônia será realizada antes de meia-noite para evitar um cansaço excessivo do papa. A missa dura várias horas e por isso se decidiu há alguns anos adiantá-la, já que o pontífice no dia seguinte precisa continuar com os atos do Natal.