Anteontem, acompanhado de vários assessores, o prefeito José Antonio Pedretti (PR) esteve no terreno em que será construída a unidade local do Poupatempo. Esperançoso, frisou que o complexo de 500 metros ficará pronto em três meses, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. Há quem acredite que a conclusão demore um pouco mais, mesmo porque a chamada estação das águas se avizinha.
Governo agradece
Informações oficiosas dão conta que a Polícia Rodoviária tem lavrado cerca de 200 multas diárias na rodovia Comandante Ribeiro de Barros, entre Adamantina e Tupi Paulista. A maioria das autuações decorre do excesso de velocidade. Em razão das obras de remodelação da estrada, há vários trechos em que o máximo permitido é de 60 quilômetros por hora. Quem desobedece, dança…
De olho nas eleições
O Diário Oficial da União (DOU) publicou, terça-feira, a relação de 42 municípios que estão pré-selecionados para ter uma faculdade de Medicina, através do programa federal ‘Mais médicos’. Trata-se de mais uma estratégia bem orquestrada da presidenta Dilma Roussef e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Titia Dilma busca a reeleição, enquanto Padilha tem as bênçãos de Lula e do Planalto para concorrer à sucessão do tucano Geraldo Alckmin.
Objeto do desejo
De acordo com o DOU, na lista das escolhidas figuram, entre outras, as cidades de Araçatuba, Assis, Bauru e Jaú cujos executivos poderão firmar convênio com faculdades particulares. Já mostraram interesse a Unimar de Marília, Unitoledo, Unisalesiana, Unip e Anhanguera. Este último conglomerado era do bispo Edir Macedo e foi negociado com poderoso grupo internacional.
A propositura é boa
O senador Waldemir Moka (PMDB/MS) apresentou projeto que propõe redução da carga de impostos sobre alimentos consumidos por pessoas com diabetes. O político explica que a medida alcança apenas os alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares. “O consumo daqueles alimentos é normalmente oneroso, mas imprescindível para o bem-estar de certos segmentos populacionais”, justifica.
Até ele!
Felizmente, nem todos se lembram de João Baptista Figueiredo, último presidente da República, escalado pela ditadura de 1964. Aquele que dizia preferir o cheiro de cavalo ao do ser humano. Longe de ser um estadista e muito menos intelectual, Figueiredo rechaçou convite de João Havelange, então presidente da Fifa, para sediar a Copa do Mundo, nos anos 1980. Na época argumentou ao cartola: “Você conhece uma favela do Rio? Você já viu a seca do nordeste? Você acha que vou gastar dinheiro em estádio?”
Três décadas
Um renitente leitor da coluna envia recorte do jornal gaúcho ‘Zero Hora, datado de 11 de março de 1983. Nele está escrito: “O presidente João Baptista Figueiredo negou aval do governo para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pleitear junto à Fifa que o Brasil seja a sede da Copa do Mundo de 1986. A decisão foi tomada depois de reunião com o ministério.
Posteriormente, a Fifa tentou convencer a Colômbia que também recusou.
Vacas magérrimas
Há poucos dias, a Band anunciou que as “estrelas” Marcelo Tas, Renata Fan, Milton Neves e o intelectual Neto só permaneceriam na emissora, caso aceitassem a redução de salários. Agora, é a rede Record que comunica o cancelamento da festa de fim de ano, da cesta de natal e do tradicional panetone para os funcionários.
andreo@portalregional.net.br