O bom e velho churrasco, acompanhado de um chopp gelado, é indispensável para muitas famílias brasileiras nas festas de fim de ano. Por isto, as vendas nos açougues e serve festas, que se intensificam a partir do mês de novembro, permanecem até os últimos dias do ano, podendo se esticar até a primeira semana de janeiro.
Muitas pessoas costumam deixar as compras da ceia e do almoço de Ano Novo para a última hora. Alguns estabelecimentos como açougues e supermercados realizam atendimento hoje, 31, até as 19h, para atender a demanda de pedidos. Os comerciantes ainda aguardam por essa movimentação até o dia 05 de janeiro, domingo, final de semana após o Ano Novo, devido a um grande número de visitantes que permanecem na cidade mesmo após a temporada de festas.
O movimento se intensificou na sexta-feira que antecede o Natal e permanece até os últimos dias do ano. O aumento nas vendas foi de aproximadamente 20% com relação ao mesmo mês no ano passado.
Entretanto, os serve festas receberam inúmeros pedidos muitos meses antes das comemorações. Alguns clientes chegaram a fazer reservas de chopeiras com até um ano de antecedência. Além da preocupação com as chopeiras, muitos dependem do aluguel de jogo de mesas e cadeiras para acomodar toda a família durante as festividades.
Nas vésperas de Natal e Ano Novo, são realizadas aproximadamente 300 entregas por dia apenas para a cidade de Dracena. Devido ao grande número de pedidos nesse período, dificilmente o serviço é realizado para cidades vizinhas.
Como um dos locais mais movimentos nessa temporada de celebrações, os serve festas colocam plantonistas que ficam 24 horas à disposição do consumidor.
Para aqueles que se esqueceram de fazer a reserva, resta ainda uma última alternativa. Algumas distribuidoras fazem uma lista de espera e, caso haja alguma desistência de chopeiras, mesas ou cadeiras, o cliente poderá contar com esses apetrechos, e assim, completar a festa.