Os brasileiros que efetuarem saques em moeda estrangeira, compras de cheques de viagem e carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira pagam uma alíquota de 6,38% de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF), desde ontem. O percentual até sexta-feira era de 0,38%, naquelas operações. O aumento do imposto garantirá aos cofres públicos uma receita de R$ 552 milhões por ano.
Pelas costas
O governo federal esperou que as famílias concretizassem pacotes de férias para o exterior, para adotar a medida. Surpreendidos pela investida, muitos compradores que formalizaram o negócio em várias parcelas já pensam em perder a entrada e cancelar as viagens. Enquanto isso, às vésperas da Copa, a Fifa é isentada de vários pagamentos.
Vida dura
Os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar uma mensagem na secretária eletrônica. Nela, cobram responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.
Recado incisivo
– Olá! Para podermos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções: Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho – tecle 1; Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa – tecle 2; – Para se queixar sobre o que nós fazemos – tecle 3; Para insultar os professores – tecle 4; – Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos – tecle 5; Se quiser que criemos o seu filho – tecle 6; Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém – tecle 7; Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano – tecle 8; Para se queixar do transporte escolar – tecle 9; Para se queixar da alimentação fornecida pela escola – tecle 0.
Para finalizar
E adicionaram ao texto: Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!
Malas brancas e pretas
Vésperas da decisão do Paulistão de 1956, entre São Paulo e Santos, no Pacaembu. Eliminado da disputa, o presidente do Corinthians, Alfredo Inácio Trindade, verdadeira cobra criada, emite um alerta para a Vila Belmiro: suspeita de suborno. O Santos então afasta a zaga titular e escala os reservas Wilson Capão (depois do MAC) e Feijó.
Crime e castigo
O São Paulo, confiança cega, entra em campo, faz 2 a 1 no primeiro tempo. No segundo, comandado por Jair da Rosa Pinto, o Santos reage e destroça o tricolor: 4 a 2, com dois suspeitos frangaços do goleiro argentino Bonelli, na mesma semana escorraçado do clube. Anos depois, o advogado Henry Aidar, presidente do São Paulo entre 1972 e 1978, mandou queimar todas as fotos dos arquivos e do museu do Morumbi em que aparecia o goleiro.
Espírito natalino
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, autorizou José Genoino a passar 90 dias em prisão domiciliar. Após o período, novos exames serão realizados para saber se o “mensaleiro” tem condições de cumprir o resto da pena num presídio ou terá de seguir casa.
andreo@portalregional.net.br