Foi realizado, recentemente, na Fazenda Santa Izabel, no bairro Caic, em Ouro Verde, o 1º Dia de Campo sobre Pecuária de Corte, com carga horária de quatro horas. O objetivo do evento foi intercambiar experiências e promover a assistência técnica para produtores rurais. 

Os participantes receberam conhecimentos práticos quanto à produção de animais a pasto e alternativas de recuperação ou renovação de pastagem; manejo reprodutivo e controle zootécnico; e preservação ambiental. Também houve momentos de apresentação de atividades desenvolvidas, de acordo as realidades vivenciadas pelos produtores rurais.
Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Mário Alberto Lima Fonseca explanou as causas e motivos que levam a degradação das pastagens e suas consequências. Ele também mostrou técnicas e alternativas disponíveis aos produtores para a recuperação ou renovação das pastagens, além de alternativas de ‘integração lavoura pecuária’ e ‘integração lavoura pecuária floresta’.
Já o médico veterinário, Ricardo José dos Santos abordou o manejo reprodutivo e controle zootécnico, mostrando aos presentes as diversas finalidades e mercados para a pecuária de corte. O veterinário também apresentou conceitos reprodutivos, taxas que devem ser analisadas dentro de um sistema, condições corporais dos animais para a reprodução, e condições sanitárias mínimas para que o sistema seja o mais eficiente possível.
Em seguida, o médico veterinário aproveitou para apresentar estratégias para aumentar a eficiência reprodutiva, alternativas e métodos de reprodução artificial como a IA (Inseminação Artificial) e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
Logo após, o agrônomo Mário Alberto Lima Fonseca retornou para apresentar atividades desenvolvidas na propriedade assistida do Projeto Pecuária de Corte – CATI. Ele também falou sobre as atividades realizadas no manejo das pastagens, o manejo realizado com o rebanho e a produção da propriedade que atua na cria, recria e engorda.
Para encerrar, o engenheiro Fabio Humberto falou sobre preservação ambiental, o novo código florestal e as alterações que ele trouxe. Apresentou o CAR (Cadastro Ambiental Rural), suas finalidades e as vantagens para os produtores que o realizarem.