Delegados da Polícia Civil da região de Dracena participaram na quinta-feira, 12, na Delegacia Seccional de Dracena, da reunião mensal de avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela instituição nos dez municípios, de Junqueirópolis a Panorama. No total, estiveram presentes 14 delegados de polícia.
Na reunião coordenada pelo delegado seccional, João Paulino da Silva, foi feita uma análise dos crimes ocorridos em 2013 na região, comparado ao ano passado. “O balanço é positivo, houve redução de crimes na região, os homicídios, por exemplo, caíram de 12 em 2012 para sete casos entre os meses de janeiro a novembro deste ano, uma redução de mais de 50%”, informa.
A estatística compara os meses de janeiro a novembro de 2012 com o mesmo período desse ano.
Os casos de furtos também caíram neste ano. “A redução foi de pelo menos 200 casos em 2013, em relação a 2012”, afirma o delegado seccional.
Sobre o tráfico de drogas, crime que preocupa a região e o País de forma geral, conforme João Paulino vem sendo combatido de forma rígida. Segundo o seccional, neste ano foram realizadas muitas prisões e apreensões de entorpecentes.
“Na região foram apreendidos mais de 600 quilos de drogas (maconha, cocaína e crack) que já foram incineradas, quantidade bem acima das apreensões no ano passado e que reflete o trabalho que está sendo realizado”, explica João Paulino.
FALTAM ESCRIVÃES – O delegado informou ainda, que foi feito também uma análise dos recursos humanos e materiais disponíveis e a necessidade real das delegacias de polícia da região.
“Há falta de escrivães, o ideal seria que cada Delegacia de Polícia de terceira classe, casos de Ouro Verde, Santa Mercedes, Nova Guataporanga e São João do Pau D’Alho, que contam com apenas um escrivão tivessem pelo mais um, há um concurso do Governo do Estado em andamento e esperamos que a demanda seja atendida nos próximos meses”, conclui João Paulino.
Na reunião foram estabelecidas metas de trabalho para 2014.