Estou muito feliz e agradecida por estar dividindo este momento magnífico com vocês. Os desafios da educação são grandes. No ensino superior, ao qual faço parte, não é diferente. A busca pela qualidade é constante e medida a todo o momento.
Ao assumir a coordenação do curso de ciências contábeis da faculdade Reges, as dificuldades foram imensas, mas graças ao trabalho e união de toda uma equipe os frutos tem sido positivos. A prova mais recente disso, é o resultado do Enade (Exame nacional de desempenho dos estudantes) que é realizado pelo MEC, em que o curso de ciências contábeis obteve pela segunda avaliação consecutiva a nota 4, nota esta que varia de 1 a 5. Tornando o curso de ciências contábeis da Reges, referencia nacional.
A profissão contábil está passando por uma mudança gradativa na sua essência, necessitando de profissionais atualizados, competentes e acima de tudo cidadãos éticos e com responsabilidade social. Com o objetivo de formar profissionais com este perfil diferenciado, iniciei a implantação dos projetos sociais no curso de ciências contábeis, pois acredito que os futuros profissionais aproveitarão estas experiências e poderão aplicar estas habilidades sociais nas empresas e em suas vidas.
Este trabalho vem ao encontro das atividades desenvolvidas pelo Lions Clube de Dracena, que de uma forma muito especial cuida das questões sociais, além de outras, em nossa cidade. Aproveito para parabenizar este evento que já esta na sua 47ª edição. Pois em uma área pouco valorizada como é a educação incentivos como este fazem toda a diferença.
Aproveito para dividir com os demais professores, este prêmio de “Professora Emérita do ano letivo de 2013”, pois muitos também são merecedores desta linda homenagem!
Gostaria de parabenizar de maneira especial os profissionais que dedicaram grande parte de suas vidas na educação e hoje recebem o certificado de gratidão e reconhecimento. Pois, educar é tarefa para poucos. E como disse Paulo Freire. “É tarefa de transformarmos meninos e meninas em cidadãos e cidadãs”.
Parabenizo também os melhores alunos que estão recebendo este importante reconhecimento. Este é só o começo de uma grande trajetória. Cumprimento os pais pelo incentivo e dedicação na motivação de seus filhos no caminho de uma educação diferenciada.
Receber esta homenagem é muito gratificante e demonstra a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, trabalho e dedicação sempre em tudo que se faça. Como nos ensina o filme Gladiador, não se constrói uma carreira da noite para o dia. É necessário trabalhar duro. Ainda que haja tropeços e quedas, é preciso superar os obstáculos, ter motivação, perseverança, persistência… Pois a vida é uma sucessão de batalhas.
Agradeço aos organizadores do evento, bem como a sociedade dracenense por ter aceito meu nome para representar os demais educadores neste ano. Aproveito para parabenizar o município de Dracena que no próximo dia 8 completará 68 anos.
E não poderia deixar de agradecer a Rede Gonzaga de Ensino Superior, na pessoa do Professor José Gonzaga da Silva Neto, que me proporcionou há 13 anos entrar neste mundo encantado da educação. Por ter me apoiado e incentivado na educação me proporcionando crescimento pessoal e profissional.
Agradeço aos meus pais Jesus e Helena que sempre estiveram ao meu lado, dando-me forças para continuar nesta caminhada. Enfim, obrigada por todos que entraram na minha história e me ensinaram a crescer, a ser mais gente!
Se me permitem, quero deixar uma citação de Henry Ford, que deveria ficar gravada na cabeceira da cama de todos: “Obstáculos são aquelas coisas medonhas que aparecem quando tiramos os olhos da meta”.
Portanto, não se desviem de seus objetivos! Dificuldades e lutas fazem parte de uma saborosa vitória.

 Andréa Ubeda homenageada este ano pelo Lions Clube de Dracena, como professora Emérita do Ano, na noite de quinta-feira (5), no Teatro Municipal Aécio de Féo Flora. Ela é coordenadora do curso de Ciências Contábeis, da Reges.