Alguns alunos das EMEIs de Dracena não entrarão em férias escolares em janeiro de 2014. A medida faz parte do ‘Projeto Férias’, criado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação que irá atender alunos de 0 a 3 anos de idade das creches municipais, dos quais os pais necessitam trabalhar em janeiro e não têm onde deixar seus filhos.
Segundo informações do secretário da pasta, José Roberto Zarzur, a medida vale somente para as crianças que já estão matriculadas nas creches municipais e para os pais que apresentarem a carteira de trabalho ou uma declaração atestando que durante as férias escolares em janeiro, seus filhos necessitam realmente ficar na creche em tempo integral. “Essa medida faz parte de um compromisso de campanha do prefeito Pedretti que estabeleceu no início deste ano, uma alteração no horário das creches e também em relação às férias”, informa.
Zarzur salienta que quatro creches darão o suporte em caráter de plantão, entre os dias 6 a 31 de janeiro, das 8h às 17h. São elas: Cantiga de Ninar (bairro Emílio Zanatta); Lar Infantil (Jardim Brasilândia); Nana Nenê (Jardim das Palmeiras) e Apmiad (centro).
Em relação à quantidade de crianças que farão parte deste ‘plantão’, o secretário pontua que só terá os dados até o final desta semana, no entanto, cerca de 400 crianças deverão continuar em atividades nas creches. “Na semana passada, tivemos uma reunião com os pais dos alunos de todas as creches que se interaram sobre o assunto e também preencheram um documento declarando estar cientes com essa alteração, para então fazermos o levantamento da quantidade dos filhos dos pais que trabalham. A partir disso, eles puderam optar por escolher uma dessas quatro creches mais próxima de suas residências para levar os filhos, mesmo a criança não estudando em nenhuma destas que estão dentro do programa. Trata-se de uma reivindicação antiga de todos os pais, que não tinham com quem deixar os filhos durante as férias escolares e que até então ninguém teve coragem de assumir esse compromisso”, diz.
O secretário garante que as quatro maiores creches do município será o suficiente para abrigar as crianças filhas de trabalhadores. “Como não podemos abrir todas as creches, optamos por estas quatro. O restante das creches passará o mês de janeiro em reformas, recuperação de partes danificadas, dedetização, entre outras melhorias. As EMEIs que estarão em plantão deverão receber as mesmas melhorias entre os dias 26 a 30 deste mês”, conta.
Dracena possui 10 creches municipais, além de mais uma em Jaciporã e Jamaica, cada. Todas as creches funcionarão no período normal até o próximo dia 23.
PROFESSORES – O quadro de professores sofrerá uma alteração. Zarzur explica que não irá usar os professores efetivos da rede. Aqueles que ainda não completaram um ano de serviço, como não têm direito a férias, auxiliarão nas atividades com esses alunos do projeto. Outra medida para preencher o cargo, foi necessário um processo seletivo ocorrido no último sábado, 7, do qual aproximadamente 30 a 40 professores serão contratados. O resultado sai ainda esta semana.
O secretário frisa que houve um concurso público para a contratação de nove cuidadores de crianças com deficiência nas EMEIs e EMEFIs, atendendo assim a lei federal.