Durante a sessão extraordinária de amanhã, 16, será discutido o projeto de lei do Poder Executivo, que visa à implantação do Sistema Sesi de Ensino do 1º ao 9º ano em todas as escolas da rede municipal.
De acordo com o secretário da Educação José Roberto Zarzur, há cerca de um mês, a Prefeitura recebeu o projeto que dispõe de convênio com o Sesi no âmbito da educação municipal. Juntamente com um técnico do Sistema o projeto foi apresentado e discutido com todos os diretores, coordenadores e professores da rede municipal.
Após a análise do material didático e do método de ensino, a equipe escolar aprovou e elogiou o novo sistema. “O assunto foi muito bem repercutido
nas escolas. Todos os comentários são positivos”, ressalta Zarzur.
Zarzur ainda informa que o material didático fornecido pelo Sesi tem um custo mensal de R$ 15 por aluno, um valor consideravelmente acessível em razão da qualidade do material.
Outro aspecto relevante do Sistema é quanto à pesquisa, pois, o aluno é estimulado a pesquisar exigindo a mesma postura do professor, ou seja, o sistema exige de todos os envolvidos.
O currículo do aluno será único em todas as escolas, já que haverá um parâmetro que todas as instituições deverão cumprir. Em caso de uma transferência, o estudante irá dar continuidade na mesma matéria que era aplicada na escola anterior.
Caso o projeto seja aprovado na Câmara, a partir do próximo ano letivo os alunos já poderão contar com o novo método de ensino.
MÉTODO – O Sistema SESI de Ensino abraça as escolas onde seu sistema de ensino é aplicado e cada unidade escolar passa a contar com a atenção e monitoramento constantes da instituição, além de fornecer material didático e constantes treinamentos para professores e gestores da educação, sempre respeitando as diretrizes educacionais traçadas pelo município.
A qualidade do ensino é reconhecida e comprovada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superiores da média nacional e a média do Estado de São Paulo, sendo disponibilizados para implantação nos municípios mediante convênio de cooperação técnica.