O tratamento do esgoto nas lagoas dos bairros Mirassol e Córrego das Antas em Dracena vem apresentando melhorias desde a implantação do sistema de remoção de cargas orgânicas, denominado Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

Ontem, 21, três técnicos da empresa Nutrienzi, de Sorocaba que implantou nas lagoas o sistema que acelera a decomposição dos efluentes, por meio de microorganismos como bactérias, realizaram a coleta dos efluentes nas lagoas dos bairros Mirassol e Córrego das Antas.
“Fazemos a coleta mensalmente, para monitorar se está havendo evolução no tratamento do esgoto, como também, se há algum acerto a ser feito”, informou o biólogo da equipe, Ademir Pereira.
A coleta para análises mensais ocorre na saída dos efluentes das lagoas para o córrego das Marrecas, onde é lançado. O sistema de tratamento por microorganismos, conforme o técnico decompõe os efluentes orgânicos por meio de oxidação que reduz o mau cheiro.
“O microorganismos realizam o processo de tratamento, sem exalar o gás metano e outros componentes, que provocam o forte odor”, diz Pereira.
Desde agosto, quando o sistema foi implantado, segundo o biólogo, a qualidade no tratamento nas lagoas do bairro Mirassol, avançou 12,5% e as do bairro das Antas, 12,5%.
“Hoje a eficiência no tratamento é de 88%, isso significa que não vai prejudicar o meio ambiente, porque os córregos e rios possuem a capacidade natural de depuração”, explica o biólogo.
Um fator que também está auxiliando na melhoria da qualidade do esgoto, de acordo com Pereira, é a instalação nas lagoas, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), de grades em forma de escadas que retém parte dos resíduos sólidos não degradáveis.
Acompanharam o biólogo na coleta do material para análise, o engenheiro ambiental, Mateus Gonçalves Dias e o técnico de coleta, Maurício Oliveira Bezerra.