A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde registrou no ano de 2013, 185 casos de pessoas que encontraram escorpiões em suas residências, sendo que cinco delas tiveram acidentes, porém sem nenhuma morte.
A partir do registro da presença do animal peçonhento em uma residência a equipe treinada da Vigilância Epidemiológica realiza a visita e busca ativa na casa onde foi encontrado o escorpião e também nas casas vizinhas e terrenos, orientando o morador a tomar as devidas providências.
Na região são encontrados dois tipos de escorpião, o amarelo (Tityus Serrulatus) que é o venenoso e pode levar o indivíduo a morte e o preto (bothriurus araguayae), que não causa mais do que dor com sua picada, semelhante a uma ferroada de abelha.
É interessante saber que em 57% dos incidentes, as partes do corpo atingidas por picadas são as mãos e em quase 18% os pés. Isso nos direciona a entender as causas dos acidentes, que ocorrem principalmente no contato com locais de esconderijo de escorpiões, como entulho, frestas, telhas e tijolos, costas de quadros e armários, sapatos. Ameaçados, os animais picam para se defender.
Dentro de casa são encontrados em lugares escuros, úmidos, buracos e frestas de paredes, muros, rodapés soltos, assoalhos e forros de madeira. Para mantê-los afastados, limpe o quintal com frequência. Não acumule entulho e lixo, para não atrair baratas e outros insetos, alimentos preferidos dos escorpiões. Examine roupas e calçados antes de usar, verifique toalhas de banho, cortinas e lençóis, não os deixe rente ao chão, pois o escorpião pode subir por esses objetos. Mantenha ralos internos e externos tampados (o escorpião pode vir do esgoto também).
Use luvas de raspa de couro quando for trabalhar com materiais de construção. Evite andar descalço. Se encontrar um escorpião coloque-o dentro de um frasco de tampa furada com algodão ou trapo umedecido com água e leve à Vigilância Epidemiológica. Em caso de picada, vá imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal.
É importante que as pessoas fiquem atentas após a chuvas, os escorpiões tendem a aparecer dentro das residências, pois seus esconderijos ficam molhados e vão à procura de locais secos para se abrigar.
De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Rossi, os profissionais da Vigilância Epidemiológica estão sempre a disposição da população para notificar todos os casos em que são encontrados escorpiões.
Para maiores informações o cidadão deve procurar a Vigilância Epidemiológica na avenida Expedicionários 1.864, ou entrar em contato pelo telefone 3822-3038.