Recentemente, o Casa Irapuru II realizou a 4ª Feira de Ciências, evento que uniu ciências humanas, exatas e biológicas em experiências observadas por familiares e servidores.
A exibição reuniu conteúdos das ciências da Natureza, Humanas, Linguagem e Códigos e Matemática na quadra do CASA. Familiares dos jovens e funcionários observaram a criatividade e a dedicação dos rapazes, auxiliados pela equipe pedagógica e professores da escola vinculadora (EE José Edson Moyses).
A meta foi aliar a pesquisa ao cotidiano, a partir do estudo da vida de alguns cientistas como Albert Einstein, físico alemão que criou a teoria da relatividade, e Anders Celsius, criador do termômetro centígrado. Assim, no evento, o quebra cabeça geométrico conviveu no mesmo espaço que a demonstração do processo de fotossíntese, entre outras experiências realizadas pelos adolescentes internados no CASA Irapuru II.
“Procuramos aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de forma mais descontraída e lúdica, para aprenderem por meio da experimentação”, afirma a coordenadora pedagógica do CASA, Márcia Bandeira de Paula. “Foi um trabalho interdisciplinar, que despertou interesse, participação, envolvimento e colaboração.”
Em um dos projetos, por exemplo, os jovens criaram peças de diferentes tamanhos e colocaram líquidos em quantidades diversas em copos, para aferir e medir quilos, litros e quilômetros.
O público também pôde conferir vídeos sobre o aquecimento global e o efeito estufa, além de participar de um desafio, com perguntas e respostas, para testar o conhecimento sobre o problema que hoje ataca o meio ambiente.
Ainda foi possível conferir na feira o IMC (Índice de Massa Corporal) e a circunferência abdominal, que influenciam diretamente no peso e na saúde; verificar como ocorre o processo da fotossíntese; observar a cadeia alimentar; dentre outros projetos.