A polícia de Panorama chegou a uma conclusão esta semana com o registro de três ocorrências de furto de motocicletas. Os casos foram motivados pelo descuido das vítimas, deixando a chave no contato, a moto destravada e em um dos registros, até o capacete a disposição do ladrão, tudo facilitando ainda mais a ação criminosa.
As motos foram recuperadas pela Polícia Civil e Polícia Militar.
O delegado de polícia Eliandro Renato dos Santos já tem a identificação do criminoso e aguarda ser decretada pela Justiça a prisão do acusado. De acordo com o delegado, a notícia de dois furtos registrados em um mesmo dia o deixou perplexo pela tranquilidade da cidade.
O primeiro caso de furto aconteceu na madrugada de segunda-feira, 6, o dois últimos aconteceram na quarta-feira, 8. Dois foram no bairro Jardim Aeroporto e outro na avenida Rodion Poldolsky, avenida de maior movimento na região central da cidade. Foi neste último caso, que o ladrão chegou a ser flagrado pelo circuito de câmeras do estabelecimento comercial pertencente a uma das vítimas.
A Polícia Civil instaurou inquérito do caso e ouviu na quinta-feira, 9, ao longo do dia duas testemunhas e as vítimas. Estava sendo aguardada para ontem, 10, a determinação da juíza de direito Cristiene Avelar Cobrar, do Fórum de Panorama, para prender a pessoa identificada como autor dos furtos.
Embora não tenha ocorrido nestes três casos, geralmente as motocicletas, segundo o delegado, têm como destinação o vizinho estado do Mato Grosso do Sul para pagamento, compra de drogas e revenda de peças.
O comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar do município, tenente Reginaldo informou manter seu efetivo em constante patrulhamento pelas ruas da cidade, visando coibir possíveis crimes como furtos de motocicletas e carros, mas que para alcançar efeito positivo conta com a colaboração da população para não descuidar de seus veículos em momento algum.
“Mesmo sem possuir naquele momento objetivo de praticar o crime, o delinquente se vê numa condição tranquila de cometer pela facilidade proporcionada pela vítima naquele instante”, destacou.
O mesmo cuidado e orientações devem ser tomados com relação aos moradores de outras cidades da região também.
ESTADO – Em balanço divulgado pelo Portal da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostra que em Panorama no ano passado foram registrados oito furtos de veículos (carro ou moto) contra cinco furtos de veículos registrados em 2012.