No ano de 2014, o Crea-SP iniciará a construção de 20 unidades de atendimento no Estado sob o novo conceito de “Casa da Engenharia”, que, além de estabelecer uma padronização visual para esses pontos, conferindo ao Conselho uma identidade de fácil assimilação, irá se tornar um espaço de aproximação entre a comunidade tecnológica e a população local. A informação é do presidente da Aeard – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Dracena, o engenheiro agrônomo Aldo L. Rossetto Filho. A unidade, segundo ele, engloba mais de 220 profissionais das mais diversas áreas tecnológicas, entre Junqueirópolis e Panorama. 

“Esta obra de grande vulto na cidade de Dracena, é um reconhecimento do trabalho dos profissionais da área da engenharia e arquitetura, em benefício da região. É para melhor servir os profissionais e a comunidade da região. O Brasil cresce e com ele a engenharia e, por isso a necessidade de uma melhor prestação de serviço. A Casa da Engenharia terá um anfiteatro para mais de 80 pessoas, para palestras de cunho técnico e, que estará aberto também à comunidade”, explicou.
Das 20 construções previstas para a primeira fase do projeto, Dracena, é uma das cidades contempladas. O processo licitatório para contratação de empresas para execução das obras está em andamento e, as propostas aceitas, serão abertas no dia 4 de fevereiro. A nova sede será edificada nos altos da cidade, próximo à Santa Casa de Misericórdia, à rua Miguel do Nascimento. Uma construção de aproximadamente 200m².
Além da padronização da identidade visual e acessibilidade, os projetos de construção das Unidades do Crea-SP utilizarão: princípio de ventilação cruzada e efeito chaminé; obra seca e rápida: estrutura metálica, constituída por painéis de drywall e placa cimentícia; máximo aproveitamento de área verde de acordo com cada terreno; materiais isolantes térmicos; película redutora de calor; climatizadores evaporativos; reuso e utilização de água de chuva; energia por meio de placas voltaicas; telhas sanduíche, melhorando a inércia térmica; maior aproveitamento dos recursos naturais de ventilação e iluminação; jardim vertical; e otimização dos materiais, com consequente menor desperdício.
“Em toda a concepção, foi utilizado o conceito de tecnologia sustentável para termos um projeto ecologicamente correto”, destaca o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori.
Em paralelo ao projeto da Casa da Engenharia, o Crea-SP continua expandindo seus serviços de atendimento com a instalação de novos postos em diferentes localidades, de forma a aproximar o Conselho dos profissionais.