Da Redação
As aulas nas escolas estaduais começam amanhã, 27, no entanto, a EE 9 de Julho será a única unidade pertencente à Diretoria de Ensino de Adamantina, a iniciar o ano letivo a partir do dia 3 de fevereiro. A medida faz parte do novo modelo integral, no qual no ano passado, a instituição aceitou fazer parte do projeto.
Desde o segundo semestre de 2013, a escola estadual vem recebendo melhorias voltadas aos alunos em tempo integral para o ensino fundamental II e ensino médio.
De acordo com a diretora Maria José dos Santos Salvado, as obras continuarão ao longo deste primeiro semestre, mas ela garante que isso não atrapalhará o rendimento escolar dos alunos. “As obras maiores em salas de aula já estão prontas. Apenas faltam alguns reparos e adaptações, tendo em vista que se trata de um prédio muito grande”, explicou.
Os laboratórios que até então não eram usados por conta da má estrutura, já foram reformados para garantir maior confiabilidade e segurança aos alunos nas aulas práticas. No local, só resta os equipamentos que segundo a diretora, “chegarão aos poucos”.
A sala de leitura também recebeu melhorias. No entanto, ainda faltam os novos móveis que deverão chegar em breve. Os banheiros já contam com torneira temporizada e chuveiros para a higienização dos alunos após a aula de educação física.
O refeitório ainda está recebendo as adequações na parte elétrica. O local foi ampliado e conta com uma adaptação de rufos para impedir a entrada de pássaros como era de costume.
Maria José salientou que os alunos do ensino fundamental irão passar cerca de 8 horas dentro das salas de aulas. Já os alunos do ensino médio, cerca de 9 horas, já que são alunos que precisam de mais atividades experimentais e uma maior atenção por conta do vestibular.
AULAS – Todos os professores retornarão as atividades a partir desta segunda-feira, 27, para capacitação e orientação técnica, que ocorrerão no período da manhã e tarde. Já os alunos do 6° e 7° do ensino fundamental e os alunos do 1° ano do ensino médio, voltarão às atividades no dia 3 de fevereiro, a partir das 13 horas.
Os alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental, terão que comparecer na escola a partir de quarta-feira, 5, às 13 horas. Os alunos do 2° ano do ensino médio, também deverão ir à escola neste mesmo dia, porém às 7 horas.
Já para aqueles que estão no último ano escolar, as aulas começarão na quinta-feira, 6, a partir das 13 horas.
A diretora ressaltou que de 3 a 7 de fevereiro, os alunos terão a ‘Semana do Acolhimento’ com a participação de alunos que já atuam no novo modelo de ensino integral, dos municípios de Itapeva e Itapevi. Cerca de 30 alunos deverão estar presentes na semana do acolhimento, acompanhados de professores. Eles ficarão hospedados em hotel, na cidade.
O Acolhimento é um evento de cunho pedagógico em que jovens alunos que já vivenciaram o modelo de ensino integral, recepcionam os novos alunos e lhes explicam os conceitos, fundamentos e funcionamento da escola, promovendo dinâmicas de integração, autoconhecimento, reconhecimento dos sonhos e construção do projeto de vida. “É de suma importância que os alunos compareçam na escola nas datas previstas conforme o cronograma, pois no primeiro dia, os alunos terão as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades propostas”, enfatizou Maria José.
A diretora pontuou que mais de 50 alunos desistiram de estudar na EE 9 de Julho, devido o novo modelo de ensino integral. Muitos deles optaram pela mudança de escola por precisarem trabalhar.
INSCRIÇÃO – A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas para receber novos alunos nas 181 escolas estaduais que este ano oferecem o novo modelo de tempo integral. Na região de Presidente Prudente, são cinco unidades com a modalidade. As matrículas vão até o dia 31 de janeiro (sexta-feira).
O número de unidades com o novo modelo de tempo integral em todo Estado quase triplicou em relação ao ano passado, quando eram 69 no total (elevação de 2,6 vezes). Nas instituições, a jornada escolar é entre oito e nove horas em média, com a oferta de disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios, professores com dedicação exclusiva e gratificação de 75% sobre o salário.
Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática. Para fazer o cadastro, o procedimento é o mesmo das escolas estaduais: basta que os pais ou responsáveis pelos estudantes compareçam a uma das unidades e informem os dados do ingressante.