A região clamava por chuvas, porque se temia que a prolongada estiagem causasse os tradicionais problemas que assolam a população. No aspecto da saúde, o agravamento de problemas respiratórios de crianças e idosos. No campo da economia, prejuízos recorrentes na agricultura e na pecuária. E águas chegaram… Em alguns setores de forma benfazeja, em outras provocando estragos consideráveis.
…e os ônus
O setor de Vigilância Epidemiológica das comunidades já começa a se preparar para evitar problemas constantes da época chuvosa, com as ameaças de uma epidemia de dengue ou o surgimento de escorpiões nos quintais, jardins ou mesmo interior das residências. Naqueles casos, é decisiva a atuação dos moradores no sentido de que eliminem possíveis focos do aedes aegypti e investiguem locais secos para onde se deslocam os temíveis escorpiões.
Passando a bola
Inicia-se depois de amanhã, na rede estadual, o ano letivo de 2014. Após 45 dias, muitos pais mostram-se aliviados, pois a garotada deu muito trabalho durante as férias. E transferem a tarefa aos professores que retomam as atividades com os mesmos problemas de sempre: salário achatado, classes superlotadas e condições de segurança precárias. Uma verdadeira repetição de cenas dos anos anteriores.
Antes tarde…
A municipalidade efetua a reforma e adequação da sala de autópsia, localizada atrás do velório municipal, com a instalação de um tanque de decantação para a coleta dos restos mortais das pessoas, desde a preparação do corpo até a filtração do sangue.Tudo isso passa por processo de tratamento, enviando a água já tratada para o sistema de esgoto sanitário, evitando qualquer tipo de contaminação ou dano à natureza.Segundo um funcionário, a sala de autópsia nunca havia recebido aquele sistema desde a sua fundação, há mais de dez anos.
Às vésperas do pleito
“Deveríamos lutar com denodo para que houvesse eleições todos os anos”. A observação é de um senhor de mais de 60 anos que ficou sabendo que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou portaria que obriga os ônibus intermunicipais a destinar duas passagens gratuitas para os idosos. Pegando carona na decisão do tucano, o deputado Emir Chedid avisou que vai trabalhar junto ao governo para que a taxa de embarque dos beneficiados também seja gratuita.
Serviço completo
E já que o parlamentar Chedid se mostra tão interessado em ajudar os idosos, mais uma tarefa: eliminar a cobrança da taxa de pedágio. Ontem, nos terminais da Barra Funda e do Tietê, na capital, a maioria das empresas exigia o pagamento daquela tarifa.
Tempo de sobra
O INSS prorrogou até 31 de dezembro o prazo para que aposentados, pensionistas e demais segurados realizem a renovação de senha e a prova de vida nos bancos em que recebem o benefício. O prazo que terminava em 28 de fevereiro, foi prorrogado para garantir mais conforto e comodidade aos cidadãos. O procedimento busca garantir segurança aos beneficiários e ao estado brasileiro, evitando pagamento de benefícios indevidos e fraudes.
Tribuna livre
“Quando você estiver se sentindo um idiota, lembre-se que há pessoas doando dinheiro para o site do Delúbio Soares, como fizeram anteriormente em favor do José Genoino. E não se constituirá surpresa se o fato se repetir, dentro de pouco tempo, para o deputado João Paulo Cunha”. (De um leitor da coluna)