Domingo, 12, por volta das 13h30, uma equipe do 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental com sede em Teodoro Sampaio, em atendimento de denúncia sobre caça de animal silvestre, se deslocou até o Ribeirão Nhancá em Mirante do Paranapanema. Foi localizada uma motocicleta e vários rastros nas proximidades. A equipe deu sequências às buscas e após algumas horas os policiais começaram a ouvir vozes, momento em que se aproximaram e visualizaram quatro pessoas escondidas em meio a vegetação.

Os envolvidos estavam com uma capivara abatida, uma rede para captura de animal, um facão, duas facas e quatro fisgas utilizadas para captura de animal silvestre. Questionados confirmaram que haviam abatido o animal há algumas horas e diante das constatações foi dada voz de prisão aos envolvidos por matar animal da fauna silvestre.
Administrativamente foram lavrados quatro autos de infração ambiental no valor de R$ 500, cada por praticar ato de caça. Os materiais apreendidos ficaram na Delegacia de Polícia, sendo que a carne do animal, por estar imprópria para o consumo após constatação de médico veterinário, foi destinada a vala sanitária de Mirante do Paranapanema.