Policiais militares do 2º Pelotão de Panorama, Canil Setorial e da 4ª Cia. de Tupi Paulista desencadearam na noite de sexta-feira, 10, a “Operação Direção Segura”, pelas ruas e avenidas do município para fiscalização de motocicletas e carros. A ação policial programada para acontecer dias antes não tem ligação com os furtos de motos ocorridos na cidade esta semana. No bloqueio de trânsito e no patrulhamento, os policiais contaram com aparelho de aferição de bebida alcoólica.
De acordo com tenente Reginaldo, comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Panorama, a operação teve como objetivo central a fiscalização de documento vencido de moto e carro, falta de habilitação, falta de capacete e falta de cinto de segurança, atentando-se também para veículos e até mesmo bicicletas provenientes de furto ou roubo.
A reportagem do Jornal Regional flagrou inúmeros casos em que, ao perceberem a presença da polícia, motociclistas e até motoristas chegaram a fugir em alta velocidade pela contra mão da rua lateral onde estava montado o bloqueio. O comandante da operação reagiu ao comportamento dos motoristas, deslocando um policial para vigiar todas as imediações do bloqueio, para anotação de placas de veículos em fuga. Em um dos casos, o motociclista quase bateu contra um carro.
“Muitas vezes, as pessoas estão a passeio e acham que não vai acontecer nada, mas rotineiramente a gente está flagrando pessoas com algum tipo de infração de trânsito”, disse o tenente.
Segundo o tenente, ações policiais no trânsito como esta operação acontecem rotineiramente no decorrer do ano, mas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro – épocas de maior movimento – tornam-se mais frequentes.
No término da fiscalização, os policiais se deslocaram para patrulhamento em bairros periféricos da cidade, com objetivo de fazer um preventivo quanto à ocorrência de crimes e abordagens a pessoas em atitude suspeita, para verificar possíveis irregularidades.