A região de Presidente Prudente fechou o ano com queda de 8,45% no número de homicídios dolosos. Foram contabilizadas 65 ocorrências, contra 71 em 2012, ou seja, seis a menos, segundo dados estatísticos criminais divulgados na última segunda-feira, 27, pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Dracena é a sede do 25º Batalhão da Polícia Militar, responsável por 22 municípios. As estatísticas na Nova Alta Paulista foram ainda mais positivas, conforme informação do comando do BPM-I.
De acordo com o major Cláudio César de Oliveira, comandante interino do 25º Batalhão de Polícia Militar, em 2012 foram constatados 20 casos de homicídio e no ano passado, 11 casos, uma diminuição de nove ocorrências.
Os casos de furtos tiveram redução de 8,67% com relação a 2012. Os estupros diminuíram 12%. Os roubos de veículos permaneceram estáveis. Houve cinco ocorrências em 2012 e o número se repetiu em 2013. Com relação a outros roubos, segundo o major Oliveira tiveram uma redução de 20%.
Outro recorde alcançado foi o de repressão ao tráfico, que teve um aumento de 16,8% em 2013. Não houve registros de casos de latrocínios.
Outro destaque foi a eficiência das polícias Civil e Militar com relação às prisões na região alcançando 711 prisões entre mandatos e flagrantes no último ano, um aumento de 137 com relação a 2012 quando foram realizadas 574 prisões, segundo informações do delegado seccional de Dracena, João Paulino da Silva.
O major César informou ainda que a região de Presidente Prudente é a menor com índices criminais em todo o estado de São Paulo sendo que a região da Nova Alta Paulista se destaca com o menor índice criminal entre as demais regiões. “O objetivo do 25º Batalhão é continuar realizando as operações, proporcionando maior sensação de segurança à população”, afirmou o major.
César ainda ressaltou que neste ano, haverá uma nova dinâmica no controle estatístico criminal e bonificação por resultado para as polícias. O projeto faz parte do Programa São Paulo Contra o Crime, que desenvolverá um plano de metas para melhoria de gestão e bonificação aos policiais, com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade.