O número de reclamações na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Dracena avançou cerca de 40% no ano de 2013 se comparado com 2012. Os atendimentos estão crescendo significativamente com o objetivo de promover harmonia entre fornecedores, lojistas e consumidores.
De acordo Phriscila Dantas das Neves Novaes, chefe do departamento de Defesa do Consumidor, o aumento das queixas deve-se à maior atenção do consumidor diante dos produtos oferecidos. Segunda ela, ultimamente a internet tem oferecido muitas orientações sobre como o consumidor deve se comportar e a quem procurar. Diante disso, o cliente está cada vez mais em alerta.
O consumidor ao procurar o Procon irá obter orientações de como proceder diante da situação em questão. Em caso de algum tipo de problema com determinado produto, o órgão entrará em contato com a empresa para averiguar a situação. Caso o problema não venha a ser resolvido, haverá uma mediação onde a notificação será enviada a empresa responsável pelo produto ou serviço tendo cerca de 10 dias úteis para a resolução. Se ainda assim não houver um acordo será realizada uma audiência na sede do Procon com as partes envolvidas para a discussão do caso.
Phriscila informa que cerca de 80% das reclamações são resolvidas. A cada 30 mediações, apenas cinco vão para audiência. A Fundação Procon tem um prazo máximo de 120 dias para a solução do problema. Porém, o Procon do município está conseguindo solucionar as questões dentro de 30 dias.
VENCEDORAS DE RECLAMAÇÕES – As agências bancárias são as líderes em se tratando de queixas no Procon em Dracena. Somente em 2013, houve 3.459 casos de notificações e 482 audiências. As principais queixas são cobrança indevida, atraso de boletos e rescisão de contratos.
Outra área que intriga facilmente os consumidores é a de serviços essenciais como telefonia e TV. Os problemas mais comuns costumam ser o funcionamento da internet e aparelho celular.
A costureira Márcia Xavier Alves de Moraes compareceu ao Procon esta semana para reclamar contra uma companhia telefônica. Ela disse ter realizado o cancelamento de uma linha telefônica há seis meses, porém ainda não havia obtido a anulação do serviço.
Phriscila salienta que atende ao menos uma vez por dia, reclamação sobre serviços de TV a cabo. No total, foram 695 atendimentos de orientações, porém apenas cinco casos de audiências.
Todas as reclamações registradas no ano passado resultaram em 811 orientações, 3.960 mediações e 510 audiências, totalizando 5.281 atendimentos.
Em dezembro mesmo com o aumento das vendas no período natalino, não houve aumento no número de reclamações.
Phriscila destaca que o consumidor está cada vez mais ciente e realizando compras mais seguras, se atentando mais na hora da compra.
Ressalta ainda que o cliente tem prazo de sete dias para troca de produtos apenas para compras realizadas via internet, catálogo ou telefone. “Se o produto for adquirido dentro da loja, o consumidor não tem esse direito”.
VITRINE – Em Dracena, também há um grande número de reclamações sobre a falta de precificação (identificação dos preços das mercadorias nas vitrines das lojas).
Após o consumidor registrar a falta da exigência e denunciar ao Procon local, o órgão comunicará o Procon fiscalizador de Presidente Prudente, para que o estabelecimento denunciado seja multado. No município já houve multa por falta de precificação no valor de R$ 5 mil.
INTERNET – O Procon disponibiliza ao consumidor o serviço de autoatendimento pela internet. Para isso basta acessar o site www.procon.sp.gov.br
O consumidor ao entrar no site deve clicar no link ‘Atendimento Eletrônico’, preencher os dados no formulário e anexar a documentação necessária. O site tem por finalidade prestar orientações aos consumidores e encaminhar reclamações relacionadas a compras via internet.
SERVIÇO – O Procon Dracena está localizado no Paço Municipal na avenida José Bonifácio, com atendimento de segunda à quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.