Com o intuito de mostrar aos jovens estudantes da EE 9 de Julho, o novo modelo de ensino integral do Governo do Estado, a direção da escola realiza desde a última segunda-feira, 3, a Semana do Acolhimento. Trata-se de uma atividade de cunho pedagógico em que os alunos que já vivenciaram o modelo de ensino integral, recepcionam os novos alunos e lhes explicam os conceitos, fundamentos e funcionamento da escola, promovendo dinâmicas de integração, autoconhecimento, reconhecimento dos sonhos e construção do projeto de vida. A conclusão está prevista para amanhã, 6.
De acordo com a diretora Maria José dos Santos Salvador, o envolvimento dos alunos durante o evento tem surpreendido a própria equipe acadêmica. “Está sendo surpreende a aceitação e participação de todos”.
Quatorze alunos acompanhados de um professor de Itapevi estão desde o início desta semana orientando os alunos da EE 9 de Julho, sobre como ocorre o novo projeto de ensino integral, as perspectivas de aprendizado e os sonhos que eles têm do próprio futuro, criando projetos de vida.
A diretora pontua que as atividades ocorrem em salas de aulas e posteriormente os alunos descem para o pátio para expor seus projetos e compartilhá-los com os outros discentes.
Maria José agradece o apoio do secretário municipal de Educação, José Roberto Zarzur, por fornecer diariamente esta semana, o transporte de ônibus dos alunos de Itapevi que estão hospedados na Pousada Bom Samaritano. O translado ocorre da Pousada até a escola.
Instalada em Dracena desde a década de 50, a EE 9 de Julho atende cerca de 600 alunos, do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, totalizando 17 turmas de sala de aula.
ESTADO – O número de unidades com o novo modelo de tempo integral em todo Estado quase triplicou em relação ao ano passado, quando eram 69 no total (elevação de 2,6 vezes). Somente na região de Presidente Prudente, são cinco unidades novas fazendo parte do novo modelo.
Nas instituições, a jornada escolar é entre oito e nove horas em média, com a oferta de disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios, professores com dedicação exclusiva e gratificação de 75% sobre o salário.
Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática.