O Estágio de Salvamento Veicular destinado aos oficiais do Corpo de Bombeiros de 16 cidades do Oeste Paulista teve início na última segunda-feira, 17, e vai até amanhã, 21. A Nova Alta Paulista tem representantes de Dracena, Adamantina e Junqueirópolis.
Com duração de oito horas diárias, o estágio destinado a soldados, cabos e sargentos é uma capacitação técnica sobre acidentes envolvendo pessoas presas em ferragens.
O estágio é dividido em dois módulos, sendo o primeiro em Presidente Prudente. Nos dois primeiros dias, o tenente Cláudio Aranda Selverio, com assessoria do tenente Tiago Regis Franco de Almeida, do 14º GB – Grupamento de Bombeiros em Presidente Prudente repassam o conteúdo teórico e prático. Neste módulo, pelo menos nove carros foram utilizados na simulação de salvamento veicular.
Passada esta etapa, a capacitação prossegue nas cidades de origens de cada um dos oficiais, que deverão repassar aos demais membros dos grupamentos os conhecimentos absorvidos nos dias iniciais do estágio.
Diferente dos cursos anteriores, que ensinavam os oficiais a entrar rapidamente nos veículos, com cortes de portas e teto para retirada de vítimas, agora são orientados sobre pontos de acesso mais rápidos, visando prestar socorro com maior precisão, guiando os participantes através de um mapa das fragilidades dos veículos. No treinamento são utilizados materiais hidráulicos, mecânicos e elétricos.
O representante de Dracena, o soldado Anderson Batista, informou que o segundo módulo, quando repassará os conhecimentos aos demais membros do seu grupamento, deveria ser iniciado ontem, 19.
Em Presidente Prudente, além das cidades da Nova Alta Paulista, o estágio teve representantes locais e das cidades de Pirapozinho, Rancharia, Euclides da Cunha, Presidente Venceslau, Osvaldo Cruz, Mirante do Paranapanema, Rosana, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Martinópolis, Santo Anastácio e Rosana.