Nas últimas semanas, o JR tem publicado com freqüência em suas edições, notícias sobre acidentes de trânsito, ocorridos quase que diariamente em vias urbanas. Aparentemente, muitos deles ocorrem por falta de atenção, seja de condutores dos veículos, ou de pedestres e ciclistas.
Nesta edição, a partir de uma cartilha elaborada pela Policia Militar, serão dadas orientações sobre comportamento no trânsito, para que ele se torne menos violento e mais preventivo.
A cartilha começa orientando os pedestres sobre redobrar as atenções enquanto no trânsito, principalmente a visibilidade de veículos. Orienta-se que pedestres tenham cuidado ao atravessar por trás ou pela frente de veículos parados, atravessando sempre em locais onde possa ver e ser visto e observar as motos que transitam pelos corredores entre os carros. Antes de atravessar é necessário olhar para os dois lados e de preferência que a travessia seja feita na faixa de pedestres.
Quando não houver faixa, procure outros locais seguros para atravessar, a exemplo de passarelas ou próximo a semáforos. Sempre atravesse vias em linha reta, nunca andando em diagonal.
Aos motociclistas
Para os motociclistas orienta-se que ao conduzir motos o farol deve estar sempre ligado, inclusive de dia, não “costurando” entre os demais veículos e ultrapasse somente pela esquerda, respeitando a sinalização e os limites de velocidade. A cartilha destaca que os motociclistas não devem conduzir em hipótese alguma quando estiverem com sono, cansados, sob efeito de bebidas alcoólicas ou falando ao celular.
Aos Pais e motoristas
Os pais e motoristas são imprescindíveis na segurança e modelos de boas práticas no trânsito para crianças, por isso a cartilha considera situações: Não estacione e nem pare em fila dupla no entorno de escolas, para não colocar em risco as crianças ou congestionar o trânsito. Não embarcar ou desembarcar o passageiro pelo lado da rua, pois o lado da calçada é mais seguro.
A cartilha reafirma que tudo que fizermos no transito na presença das crianças será colocado em prática por eles no futuro.
segurança dos carros
A policia orienta por meio da cartilha, que dos vidros dos veículos sejam levantados, que as portas e porta-malas sejam trancados, mesmo que nos ausentemos por pouco tempo. Ao estacionar na rua, procure deixar o seu carro em local visível e iluminado, não deixando no interior do veículo documentos, talões de cheque, cartões de crédito e outros pertences de valor e ao sair de um estacionamento, verifique se está sendo seguido. Nunca deixe o veículo ligado com ocupantes em seu interior, principalmente crianças. Jamais confie a chave do carro a cuidadores ou flanelinhas.
Nos
cruzamentos
Verifique constantemente a presença d pessoas em atitudes suspeitas próximos ao veículo, inclusive motociclistas, vendedores e pedintes; nos semáforos, fique alerta à aproximação de pessoas estranhas; mantenha distancia mínima do veículo da frente para evitar acidente e possibilitar sua saída em casos de emergência; no período da noite, ajuste a velocidade de seu veículo nas áreas de cruzamento e acione a Policia Militar o mais rápido em casos de roubo ou furto.
Cuidados
com a pessoa
Utilize sempre o cinto de segurança, não ofereça carona a pessoas estranhas ou desconhecidas, acostume-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, não pare para auxiliar outros motoristas em locais isolados, quando seguido dirija-se ao posto de polícia mais próximo ou procure locais movimentados e seguros para parar e ande sempre com os documentos originais do veículo, além da CNH. É importante evitar colocar no veículo adesivos e outros símbolos que possam identificar sua condição social. Seguindo todas essas orientações, a PM entende que o trânsito, torna-se mais seguro para todos, motoristas e pedestres.