A partir de amanhã, 28, várias cidades da região darão início as festividades em comemoração ao Carnaval, que será celebrado na próxima terça-feira, 4, em todo o País, com um feriado prolongado que deverá movimentar a região.

Com a aproximação do Carnaval, muitas pessoas, foliões neste caso, querem aproveitar o feriado para participar dos vários eventos que são promovidos em muitas cidades da região, porém, neste período as denúncias recebidas e ocorrências atendidas pelas polícias aumentam consideravelmente.
A Polícia, por meio do 25º BPMI – Batalhão de Policia Militar do Interior, se prepara para ampliar suas operações durante o período de Carnaval, com ações mais efetivas e intensificando o patrulhamento, nas várias cidades da sua área de jurisdição. A PM terá todo o seu contingente empregado em locais de festejos e aglomerações de pessoas, reforçando a atuação em cidades, como Panorama, Lucélia e Paulicéia, que realizam eventos alusivos ao Carnaval, que deverão atrair milhares de pessoas para cada uma destas localidades.
No intuito de tornar o Carnaval mais agradável e com um baixo índice, ou nenhum de ocorrências atendidas, a PM orienta a população sobre alguns cuidados que deve ser adotados, para que as festas não se tornem tragédias.
A prevenção é a melhor forma de inibir a ação criminosa e a autoproteção é um dos fatores mais importantes para reduzir esta ação, por isso os foliões devem ficar sempre atentos quanto aos seus pertences como: carteiras, celulares, máquinas fotográficas e bolsas, não os deixando expostos em lugares que possam atrair a atenção de bandidos.
É orientado também, que não se faça uso de objetos de valor como, joias e relógios, pois são fáceis de serem arrancados e que não se porte altas quantias de dinheiro, cartões de banco com senhas anotadas e guardadas em carteiras, talões de cheque. Leve somente o necessário para o consumo.
É muito importante que em caso de desentendimentos, não se envolver em brigas, mantendo-se afastado de tumultos e se necessário avise a Polícia Militar.
Para que veículos também sejam protegidos, é recomendado pela PM que não sejam deixados em locais ermos e por longos períodos, e que todos devem, se possível, evitar andar a pé em locais desertos.
Para a segurança das crianças que serão levadas para pontos e locais de festividades, é imprescindível que estejam identificadas com cartões ou crachás, constando o nome, filiação, endereço e um telefone para contato. Esta medida deve ser adotada, ainda que a criança saiba falar. A PM orienta também instruí-las não falar com estranhos e se necessário, procurar um policial militar.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas é definitivamente uma atitude que deve ser adotada durante o Carnaval, ainda mais para aqueles que irão dirigir, pois o uso demasiado de bebida alcoólica pode ocasionar acidentes graves e motivar a violência. Se necessário, passe a condução do veículo para uma pessoa habilitada e que não tenha ingerido alcoólica ou opte por transportes coletivo ou táxis.
A PM ressalta que durante o Carnaval as abordagens serão realizadas de forma intensa e caso condutores sejam flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, os policiais poderão utilizar o bafômetro e de acordo com o grau de ingestão de álcool, os motoristas poderão ser autuados podendo responder por crime.