Cada vez mais tem se tornado comum à prática de golpes de extorsão por telefone, que causam prejuízos financeiros e momentos de muita frustração e agonia as vítimas.
Este tipo de prática surgiu no México, há quase uma década, a extorsão por telefone tem sido uma das modalidades de crime que mais atinge a população, sendo esta uma atividade ilegal difícil de se combater e punir.
Para evitar atitudes inusitadas ou que coloquem em risco a segurança e a integridade da vítima, uma cartilha elaborada pela PM – Polícia Militar orienta como agir neste tipo de situação.
A Polícia orienta que se possível, em casos que ocorram com frequência, é necessário a instalação um identificador de chamadas em telefones fixos; ter cuidado com as informações que se passa ao telefone, especialmente se você não sabe a origem da chamada; não divulgar detalhes de sua vida pessoal ou profissional.
Em casos de ameaças de morte, sequestro ou roubo, finja que não entende o que foi dito, que a ligação está ruim, desligando o telefone e contatando imediatamente pessoas próximas, sejam familiares ou amigos para saber se todos estão bem.
Ainda, recomenda-se não alardear o ocorrido, pois se os golpistas estão atrás de dinheiro, é certo que eles não têm recursos, conhecimento ou capacidade de cumprir as ameaças.
As redes sociais são ricas fontes de dados, que podem ser usadas contra você por golpistas, portanto restrinja suas informações pessoais apenas para seus amigos e pessoas de sua confiança.
É importante desconfiar de telefonemas informando que você foi premiado em sorteios que se quer se inscreveu, lembrando que nenhuma empresa vai lhe oferecer prêmios e exigir depósito em dinheiro e créditos de celular de celular.
Desconfie de ligações informando sobre acidentados ou sobre veículos quebrados e pedindo dinheiro para ajudá-los.
Segundo essas orientações, as chances das vítimas se safarem deste tipo de golpe aumentam e acabam por desarticular as tentativas dos golpistas.