A Prefeitura de Lucélia iniciou em dezembro do ano passado, os trabalhos para a realização de georreferenciamento urbano, que permitirá a elaboração do Mapa Urbano Básico (MUB), a partir de imagens aéreas.
O trabalho foi iniciado a partir do levantamento de dados preliminares, com planta atualizada da área urbana de Lucélia e, em paralelo, realizados sobrevoos que permitiram extrair fotografias georreferenciadas. Para o mapeamento foram produzidas cerca de 600 fotografias aéreas, que juntas compõem o mosaico urbano. 
Esse mosaico foi montado pela equipe técnica da empresa, ao longo dos últimos 30 dias, e o primeiro resultado foi apresentado ao prefeito Osvaldo Saldanha e equipe, na tarde da última quinta-feira, 30. Esse mosaico, chamado tecnicamente de “fotoíndice aerofotogramétrico”, traz o conjunto de fotografias que compõem uma grande imagem da área urbana. 
O passo seguinte é vetorizar (desenhar) o mapa urbano de Lucélia sobre essa imagem, identificando as ruas, meio-fio, quadras, lotes, áreas edificadas, praças, canteiros, áreas de lazer, hidrologia, lotes edificados e não edificados. Segundo os técnicos da empresa, haverá casos em que possam ocorrer divergências, que serão identificadas e equacionadas, uma a uma, permitindo assim um banco de dados atualizado sobre a área urbana do município. 
Com esse banco de dados, será possível desenvolver políticas públicas em várias áreas, sobretudo, nas ações de infraestrutura urbana, permitindo um raio-x atualizado da cidade. Outro recurso possível será a atualização da base de dados para cálculo do IPTU, por exemplo. 
“Será possível identificar, por exemplo, imóveis que estão cadastradas na prefeitura com uma determinada área em metros quadrados, e que possam ter sofrido ampliação ou redução em sua área, possibilitando, consequentemente, a correta tributação”, explica o secretário de Desenvolvimento Municipal, Acácio Rocha. 
O prefeito Osvaldo Saldanha destaca a importância desses recursos tecnológicos. “A administração pública precisa acompanhar e estar em sintonia com todas as possibilidades de uso das tecnologias, para auxiliar as ações e políticas públicas, em todas as áreas. Começamos pela área urbana e pretendemos estender esse moderno mapeamento para a área rural”, explica. 
A contratação desse serviço especializado de engenharia cartográfica se deu por meio de processo de licitação, sendo vencedora a empresa Medral Geotecnologias. Como produto final será disponibilizado um moderno e atualizado banco de dados, que deve ser concluído e entregue à Prefeitura até o final do primeiro quadrimestre deste ano.