Com o término do período de proibição da pesca, a piracema, hoje, 28, pousadas e hotéis de Panorama e Paulicéia especializados no atendimento a turistas de pescaria estão comemorando o aumento da procura pela hospedagem que atingiu este ano 50% se comparado a abertura de pesca nos anos anteriores, que dificilmente chegou a coincidir com o feriado prolongado de Carnaval.
De acordo com a gerente da Pousada Aquário em Panorama, Yoko Nakamura, este ano com a procura acima do esperado chegou a dispensar a lista de espera para casos de desistência de reservas agendadas com antecedência. A Pousada, assim como as demais da cidade, terceiriza serviço de piloteiros com barco e motor para acompanhar turistas de excursões vindas da capital paulista e interior, e do estado do Paraná nas pescarias pelo Rio Paraná durante três dias. No almoço e jantar, no menu predomina comida a base de peixe como prato principal para agradar a clientela.
Na Pousada HPL em Paulicéia, cujo sócio-proprietário é Maurílio Fogaroli, o Barba, a abertura da pesca atrelada ao feriado de carnaval trouxe dois tipos de público, os que procuram pescar e aqueles que desejam descansar nos dias de folia. Mas a questão principal da Pousada em especial está sendo a falta de piloteiros. “Aqui em Paulicéia as pousadas estão se ajudando”, disse.
DE OLHO NA LEGALIDADE – Enquanto isso no Rio, o sargento João Carlos, responsável pelo expediente da Base Operacional da Polícia Ambiental de Panorama, afirma que mesmo com a abertura da pesca a fiscalização da patrulha ambiental continuará no Rio Paraná para inibir pescado fora da medida permitida em lei.
Para este ano, segundo Carlos, a surpresa maior para os pescadores está sendo a liberação da captura do pintado autorizado pelo Decreto nº. 60/133 de 7 de fevereiro de 2014.