A Secretaria Municipal de Saúde tem muito o que comemorar. O mês de março começou e até o momento a Vigilância Epidemiológica (VE) registrou apenas um caso de dengue no município. Trata-se de uma paciente que adquiriu a doença em meados de janeiro em Araçatuba. Até o momento, não houve registros de casos contraídos em Dracena.
Somente no mesmo período do ano passado, a VE contabilizou 40 casos da doença, sendo tanto importados quanto autóctones.
De acordo com a profissional de IEC da Vigilância Epidemiológica, Aline Andrade, ela atribui à queda a intensificação dos trabalhos por parte dos agentes de saúde, que mensalmente visitam as residências. Porém com o período de chuvas, Aline ressalta que a população faça a sua parte e limpe sempre os quintais e evitando a água parada.
No final do mês passado, a Secretaria de Saúde visando o combate à dengue, realizou o projeto ‘Força Tarefa’, no Jardim Brasilândia e nos bairros adjacentes, onde foram recolhidos diversos materiais que serviam de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Em breve outros bairros passarão pelo mesmo projeto.
No próximo mês, a Secretaria de Saúde realiza o segundo mutirão de limpeza deste ano em todos os bairros de Dracena. Materiais como latas, pneus, garrafas, sucatas e móveis velhos deverão ser colocados nas calçadas das residências assim que iniciar o mutirão. Enquanto o mutirão não ocorre, a orientação é que os dracenenses evitem jogar estes tipos de materiais nas ruas, e assim, evitar a água parada.
ANO QUE PASSOU – Somente em 2013, em Dracena foram registrados 217 casos autóctones (adquiridos na cidade) e 31 casos importados. Em 2012 foram 25 casos, sendo 19 casos autóctones e seis importados.