A Prefeitura de Álvares Machado suspendeu o uso de quadras esportivas em escolas municipais aos finais de semana pela comunidade. A decisão ocorreu após 50 pessoas serem detidas no último sábado (29), em um ginásio de esportes de um colégio de responsabilidade do Executivo, no Parque dos Pinheiros.
Segundo a polícia, membros de uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas estariam reunidos no local para angariar integrantes.
Conforme a responsável pela Divisão de Educação, Solange Martins Sanvezzo, a decisão é por tempo indeterminado. “A administração resolveu que as escolas municipais não serão mais utilizadas nos fins de semana para evitar qualquer tipo de situação parecida com o que aconteceu no município. A decisão vale até que outras atitudes sejam definidas”, explicou ao G1.
Solange diz ainda que o Executivo estuda se agentes de segurança serão colocados nas escolas, caso as escolas voltem a receber eventos organizados pela população, como jogos de futebol nas quadras – forma como o ginásio foi reservado para o final semana em que houve a ação policial . “Essa será a medida tomada no primeiro momento, depois cabe ao Executivo decidir o que será feito”, diz.
No último sábado (29), a Polícia Militar, após receber denúncias anônimas, descobriu que membros de uma quadrilha faziam uma “palestra” e davam ordens para ações criminosas na região, e invadiu o local. Os 50 participantes foram levados para a delegacia e fichados. Os adolescentes foram liberados aos pais e os demais foram presos.
Horas depois, já na madrugada de domingo (30), duas viaturas foram incendiadas na garagem da companhia da PM no município. No dia seguinte, houve um atentado contra um policial, em Presidente Prudente. Houve troca de tiros e duas pessoas foram detidas – um adolescente de 17 anos que participou da “reunião” da facção e foi liberado e um homem de 21 anos.
Conforme o comando da Polícia Militar, tudo leva a crer que as ações foram feitas como forma de retaliação, após a ação dos policiais.