A Prefeitura de Brasilândia (MS) conseguiu neste mês dois feitos inéditos na área da saúde. Trata-se da vinda de dois médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e agora, a contratação de mais dois médicos, um ortopedista e um psiquiatra. A novidade foi anunciada pelo prefeito Jorge Diogo e pelo secretário municipal de Saúde, Oziel Soares.
O prefeito Jorge Diogo destacou que este é um compromisso de seu governo, ampliar as especialidades médicas em Brasilândia. “Já estão no quadro da Prefeitura, um ortopedista e um psiquiatra, médicos que nunca tivemos na cidade. A partir de 2013, passamos a contar com uma fonoaudióloga, que não tinha em 2012. Agora, vamos receber dois médicos cubanos para atender nas unidades básicas”, disse.
Para ele, a ampliação das especialidades, como ortopedia e psiquiatria, traz vários benefícios, mas os principais são menos desgaste dos pacientes, pois tinham que viajar a outras cidades para serem atendidos, e menos gastos para o município, que diminui o número de viagens para atendimento médico.
O psiquiatra Kaled El Sahli, de Três Lagoas (MS), atenderá uma vez por semana, às terças-feiras, na Unidade Básica de Saúde “Postão”. Já o ortopedista Lúcio Rogério Costa de Paula já iniciou o atendimento no último dia 11, também no “Postão”, realizando 30 atendimentos. Porém, os dias de atendimento do ortopedista serão às quartas-feiras.
Oziel informou que a demanda por estas duas especialidades é grandes e que na área de ortopedia a fila de espera era de 70 pacientes, pois esses atendimentos dependiam de agendamento em outras cidades do Estado.