A Secretaria de Saúde de Adamantina inicia no próximo dia 22 (terça-feira), uma campanha de prevenção ao câncer bucal. A ação será desenvolvida até o dia 9 de maio em todas as unidades de saúde do município. 

De acordo com Eliane Coelho Rusafa, coordenadora de saúde bucal do município, serão realizados exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal nas pessoas que buscarem as unidades. O exame consiste na avaliação da boca em busca de feridas, caroços, verrugas, manchas e demais alterações que possam existir.
As pessoas que apresentarem alterações durante o exame serão encaminhadas a tratamento específico e acompanhamento do caso.
Entre os principais fatores de risco para aparecimento do câncer bucal estão a má alimentação, o tabagismo, o consumo abusivo de álcool, a falta de higienização bucal, a exposição solar sem uso de protetores, entre outros.
O objetivo da campanha é evitar o aparecimento de novos casos da doença e permitir o tratamento precoce, o que aumenta as chances de cura. “Com o tratamento é possível a cura sem que haja sequelas”.
CÂNCER BUCAL – O câncer bucal está entre os mais incidentes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Este tipo de câncer ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade.
O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco. A doença atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.
Os principais sintomas da doença são o aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço), são sinais de câncer de boca em estágio avançado.