Desde o dia último dia 26, a Prefeitura de Dracena através da Secretaria de Educação inaugurou o Centro Educacional de Atendimento Especializado (CEAE) com o intuito de diagnosticar problemas em crianças que possuam dificuldades de aprendizagem. Com capacidade para atender até 100 alunos, atualmente, 20 crianças da rede de ensino municipal estão sendo atendidas no CEAE de uma a duas vezes por semana dependendo do grau de dificuldade na aprendizagem.
Os alunos com problemas emocionais, dislexia, disortografia e distúrbios de fala e linguagem contam com assistência de profissionais na área de fonoaudiologia, psicologia, arte terapia, educação física, terapeuta ocupacional, neuropediatria e psicopedagogia.
Os atendimentos são iniciados, às 7h15 de segunda a sexta-feira. Cada assistido faz quatro ou cinco atendimentos com duração de aproximadamente 30 minutos cada. Além dos alunos que já são atendidos semanalmente, o neuropediatra ainda realiza acompanhamento em aproximadamente 40 alunos.
Segundo Iara Iracides Torres, diretora do Centro, o atendimento começa dentro da sala de aula, com a observação do professor. Se constatado fora dos padrões, o docente irá conduzi-lo para a equipe multidisciplinar da escola composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, que irá analisar e encaminhar o aluno através de relatórios para a coordenação do CEAE.
Ao chegar ao Centro Educacional, será aberto um prontuário para que seja oferecido atendimento de acordo com as necessidades do aluno. Com todos os atendimentos oferecidos, a Prefeitura ainda disponibiliza transporte gratuito para essas crianças.
Iara ainda enfatiza que os pais que perceberem quaisquer dificuldades no aprendizado de seus filhos, podem procurar a equipe escolar e discorrer mais informações sobre o problema. Ela avisa que somente a equipe multidisciplinar da escola poderá encaminhar o aluno ao CEAE.