Nesta perspectiva, justifica-se a relevância de inserir nas instituições de educação atividades voltadas para a sensibilização, com o objetivo de despertar o interesse da comunidade estudantil para a importância da conservação da biodiversidade.
É a diversidade biológica, juntamente com os aspectos abióticos (solo, ar, água e energia) do sistema, que fornece o equilíbrio necessário para a sobrevivência do nosso planeta. A importância dessa diversidade deve ser tratada como tema crucial nas escolas, na família e nos mais variados segmentos da sociedade, promovendo uma discussão acerca da ideia de conservação.
Entende-se por conservação a prática de desenvolver atividades econômicas e sociais usufruindo dos recursos biológicos sem comprometer sua extinção. Conservar as espécies que habitam o planeta tornou-se um desafio em virtude da vulnerabilidade de algumas delas, com possibilidade de extinção. Além disso, há as espécies domésticas ou cultivadas, em meios onde tenham desenvolvido as suas propriedades específicas.
A biodiversidade pode ser considerada uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio dos ecossistemas terrestres e marinho, de grande valor econômico, social, genético, ecológico e cultural. Infelizmente, o modelo de crescimento econômico baseado no falso conceito de desenvolvimento, tem trazido ameaças à sobrevivência das espécies vivas no planeta. A ideia de desenvolvimento está atrelada ao uso sustentável de recursos biológicos. Considera-se desenvolvimento sustentável o equilíbrio de todas as espécies vivas.
Temos que fazer com que os indivíduos compreendam a natureza complexa do meio ambiente natural e do criado pelo homem, como resultado da interação dos seus aspectos físicos, biológicos e sociais. Além de adquirir os conhecimentos e os valores, os comportamentos e as habilidades práticas para participar de forma responsável e eficaz na preservação e na solução dos problemas ambientais.
Este é um desafio dos responsáveis pela educação e pelas ações governamentais. (Texto baseado em publicação da professora Glhebia Gonçalves de Oliveira)
*tesoureira do Colégio Objetivo de Dracena, faz parte da diretoria da Ong Arca de Noé e integrante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente